Segunda-feira, 22 de Abril de 2024 Fazer o Login

Cantinho do Mário – ADEFA, Associação dos Deficientes Físicos de Araguari

sáb, 19 de setembro de 2015 08:31

Abertura-cantinho

Fundada em 27 de março de 1987, através da idealização de um militante do movimento de pessoas com deficiência, o companheiro Sirlei de Campos Ribeiro, hoje residente em Brasília. Declarada de Utilidade Pública pela lei municipal nº 2392 de 03 de março de 1988 e de Utilidade Pública Estadual pela lei nº 11.715 de 26 de dezembro de 1994.

A Associação teve como primeiro presidente o Sr. Geraldo Vicente de Almeida, sendo logo sucedido pelo amigo Sirlei de Campos; Vicente Gonçalves Chaves; Gérson Lemos de Morais Filho; Ailton Alves de Moura; Gilmar Gilvan; Adriana Bernardes e Juliano Ferreira, tendo como atual diretoria: Vicente Gonçalves Chaves (presidente), Divina Eterna Cardoso  (vice), Adriana Bernardes (1ª secretária ), Vívian Helena Inês da Silva (2ª secretária), Helton Azevedo (1º tesoureiro) e Juliano Alberto Pereira (2º tesoureiro).

A atual diretoria procurou imprimir um trabalho de forma articulada visando a defesa dos direitos da Pessoa com Deficiência através do desenvolvimento de  projetos com várias garantias: direito à habitação; trabalho; transporte acessível; prática de esportes  (basquete sobre rodas); artes cênicas — Grupo Teatral CAMINH’ARTE que procura abordar temas sobre a inclusão; emissão de carteirinhas do transporte coletivo municipal (Lei 2811 de 06/12/92 ); encaminhamentos para concessão do passe livre interestadual e intermunicipal, além das devidas intervenções para o melhor funcionamento de programas como órteses e próteses, entre tantos outros.

A Adefa participa ativamente dos vários Conselhos  Municipais: dos Direitos da Pessoa com Deficiência; de Saúde, da Assistência Social e da Mulher.

Esta é uma instituição bem-vinda, a inclusão dos deficientes na sociedade é antes uma questão de justiça. Temos visto pessoas especiais ocupando cargos em repartições públicas e privadas apresentando ótimo rendimento, às vezes superando aqueles que se denominam “normais”, sempre com um sorriso no rosto e não medindo esforços para cumprir suas responsabilidades.

É uma instituição voltada à valorização do ser humano. A Adefa tem se superado ao longo desses anos, dando aos seus associados e beneficiados qualidade de vida cumprindo fielmente sua missão. Eu concito os cidadãos araguarinos a conhecer e apoiar a Adefa.

Se quisermos um mundo melhor e justo é preciso levantar da cadeira e fazer nossa parte, não adianta apenas cobrar e reclamar. Um abraço ao Vicentinho e toda a super competente equipe.

Desfile dos sócios da Adefa na data de 7 de setembro

Desfile dos sócios da Adefa na data de 7 de setembro

 

CASOS E HISTORIAS PITORESCAS DE ARAGUARI

O  Zé  tem uns sessenta anos de idade, é uma pessoa  humilde e de repente começou a treinar Karatê. Não sei o que lhe passou pela cabeça,  desde as primeiras aulas começou a mudar seu comportamento,  virou encrenqueiro.

Mas como acontece com praticamente toda ilusão, a dele ruiu, saiu da academia e aos poucos se acalmou. Perguntei-lhe o que havia acontecido e aí veio a história:

“-Fui assistir  um jogo de futebol de salão em que meu sobrinho participava. Tudo ia bem até que houve uma falta desleal e começou a briga, todo mundo participou. Pensei: é comigo, pulei para o centro da quadra, coloquei as mãos em posição marcial e dei aquele grito de guerra: AAAAAAAHHHHHHH!…… Levei  o maior tapa no pé do ouvido esquerdo, agora tem uma campainha que não quer parar de tocar.”

Quem não tem dinheiro…

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: