Sexta-feira, 12 de Julho de 2024 Fazer o Login

Campanha Nacional contra a Poliomielite e de Multivacinação termina na próxima sexta-feira

qui, 29 de setembro de 2022 09:34

Da Redação

 

Na próxima sexta-feira, 30, termina a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação. Vale descartar que, a campanha terminaria no início deste mês, mas foi prorrogada devido à baixa adesão do público-alvo.

A vacinação contra a poliomielite é destinada para crianças com idades entre 1 e 4 anos. Já a multivacinação é destinada para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Estão disponíveis as seguintes vacinas, para as crianças: Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Os adolescentes podem tomar os seguintes imunizantes: HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

A campanha visa simplificar o acesso às vacinas, além de atualizar a situação vacinal, aumentando as coberturas vacinais e diminuindo a incidência das doenças.

Em Araguari, a vacinação acontece em todas as unidades de saúde do município, das 8h às 16h.

De acordo com a Secretaria de Saúde, até o momento, cerca de 56% do público-alvo para a Poliomielite foi vacinado, esse número está muito abaixo da meta, que é 95%.

É importante esclarecer que, a poliomielite não foi erradicada em muitos países, por essa razão receber o imunizante é de fundamental.

A doença pode provocar várias sequelas que permanecem por toda a vida, como: problemas e dores nas articulações; pé torto, conhecido como pé equino, em que a pessoa não consegue andar porque o calcanhar não encosta no chão; crescimento diferente das pernas, o que faz com que a pessoa manque e incline-se para um lado, causando escoliose; dentre outros.

A Secretaria de Saúde também salientou que, a vacinação contra a Covid-19 continua no município e o imunizante pode ser administrado de maneira simultânea, a partir dos 3 anos de idade.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: