Domingo, 16 de Junho de 2024 Fazer o Login

Campanha do Corpo de Bombeiros visa redução de incêndios florestais

sex, 28 de julho de 2023 08:00

Da Redação 

No período de estiagem é importante a realização da poda da vegetação para evitar incêndios

Com a chegada do período de estiagem, o Corpo de Bombeiros Militar desenvolveu uma campanha de conscientização com o intuito de evitar ou, de algum modo, reduzir os incêndios florestais, que impactam negativamente a população, a fauna, a flora, o solo, o ar e os mananciais de Minas Gerais.

 

Segundo a assessoria de comunicação da unidade, materiais de mídia foram elaborados para que essa mensagem tão importante resulte na redução de incêndios em vegetação, os quais ocorrem de maneira mais concentrada nos meses de agosto e setembro.

 

Os bombeiros ainda alertaram que neste período é importante a realização da poda da vegetação que ainda se encontra viva para evitar incêndios. A corporação antecipou as vistorias para os meses de março e abril –  antes era realizada em junho – o que garantiu a diminuição de focos neste período mais crítico.

 

Estiagem

 

De acordo com Heriberto Amaro, meteorologista do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a previsão é a de que o trimestre que vai de junho a agosto tenha temperatura até dois graus acima da média histórica em Minas. A previsão nesse trimestre é de baixa previsibilidade de chuvas e o clima deve ficar mais seco do que nesse mesmo período do último ano. Segundo o meteorologista, isso se deve à probabilidade de ocorrência do fenômeno El Niño. Heriberto Amaro explica que, atualmente, a umidade relativa do ar está em torno de 30% nas regiões Norte, Noroeste e Triângulo Mineiro.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: