Quarta-feira, 10 de Julho de 2024 Fazer o Login

Campanha de vacinação contra gripe acontece em todas unidades de saúde do município

ter, 26 de março de 2024 08:07

Da Redação

A vacina é segura e tem a finalidade de reduzir as internações decorrentes das infecções pelo vírus
Divulgação

Ontem, 25, começou a campanha de vacinação contra a gripe em todo o território nacional. Devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios, o Ministério da Saúde optou por antecipar a imunização, que comumente ocorre entre os meses de abril e maio. No Sul de Minas, algumas cidades decidiram antecipar ainda mais, iniciando a vacinação no sábado, 23.

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), foram distribuídas 844 mil doses da vacina contra a influenza para as regionais de saúde de Minas Gerais. Até o dia 31 de maio, a meta é imunizar 90% do público-alvo.

 

Em Araguari, no dia 23, a prefeitura, através da Secretaria de Saúde divulgou que todas as unidades de saúde do município possuem a vacina contra a influenza. O horário de funcionamento das unidades é das 8h às 16h, de segunda-feira à sexta-feira.

 

É bom mencionar que, a vacina é segura e tem a finalidade de reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus.

A campanha será realizada segundo a população prioritária para a vacinação: pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, além das Forças Armadas, de segurança e salvamento, dentre outros.

Além da vacina, outras medidas podem auxiliar na prevenção, são elas: lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar

contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe; evitar aglomerações e ambientes fechados (procure manter os ambientes ventilados); adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: