Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Caminhada em prol do combate ao abuso sexual infantil reúne mais de 400 estudantes

sex, 19 de maio de 2017 05:05

por Stella Vieira

Conselho Tutelar informa que o índice de casos de violência é alto no município

A secretaria de Trabalho e Ação Social promoveu, nessa quinta-feira, 18, uma caminhada em prol do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A ação contou com a presença de mais de 400 estudantes e, durante o percurso, foi distribuído um material gráfico educativo de conscientização sobre o tema.

De acordo com Vera Lúcia Arruda, conselheira tutelar, o índice de casos de violência sexual contra crianças é alto no município. “Temos muitos casos de abuso sexual em Araguari, mas o Conselho Tutelar tem realizado um trabalho diariamente junto a outros órgãos, buscando diminuir o índice em nossa cidade. Estamos sempre atentos às denúncias que as escolas e a população nos passam. Temos uma equipe que trabalha em conjunto para combater essa violência”.

A prevenção contra a exploração sexual também está sendo realizada nas escolas

A prevenção contra a exploração sexual também está sendo realizada nas escolas

 

A conselheira afirma que, em casos de denúncia de abuso sexual, as vítimas são encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Em seguida vamos à delegacia para registrar os depoimentos. Depois que cuidamos da saúde da criança, também encaminhamos tanto a vítima, quanto a família, para o tratamento psicológico”.

Segundo a conselheira, falta conscientização nessa área. “Temos situações em que os pais não acreditam, ou que até mesmo os familiares têm medo do agressor. Geralmente, as pessoas que cometem esses crimes intimidam as famílias, ou as vítimas, para que elas não denunciem o ocorrido. É importante que as pessoas façam as denúncias, mesmo que anônimas, ligando no número 100, ou entrando em contato com o Conselho Tutelar pelo número (34) 3690-3130”.

A conselheira ressalta que a prevenção contra a exploração sexual também está sendo realizada nas escolas. “Essa é uma data muito importante para todos nós e é necessário que seja feita a prevenção. Nessa caminhada tivemos mais de 400 estudantes e foi um ato de conscientização”.

A coordenadora da Educação Integral e Integrada da Escola Estadual Raul Soares, Meire Luce Naves da Mota, comenta que a ação é de grande importância. “Nós devemos, mais do que nunca, esclarecer aos nossos alunos sobre a questão da violência. Às vezes, eles podem ser assediados por dias e semanas, sem perceber a gravidade do ato, que pode vir até em forma de elogios. Posteriormente, eles podem se tornar alvos dessa violência”.

O colégio também trabalha a conscientização dos familiares. “Além de abordar o tema com os alunos, temos um contato direto com as famílias em nossas reuniões escolares. Eles são muito participativos. Sempre que precisamos da comunidade escolar, eles participam conosco das ações promovidas”.

Para Eunice Mendes, secretária de Trabalho e Ação Social, a ação atingiu as expectativas. “As escolas aderiram à caminhada e também pudemos contar com a participação do Conselho Tutelar, Delegacia da Mulher, secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, além do apoio incondicional da equipe da secretaria de Ação Social. Essa caminhada foi feita com muito amor e esperamos que, depois dela, esse tema seja abordado nas escolas de forma interdisciplinar, para que as crianças e adolescentes possam ter conhecimento do que é afeto e o que é abuso”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: