Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Câmeras de vídeomonitoramento devem funcionar no mês de agosto

qui, 17 de julho de 2014 00:41
Entrevista foi concedida pelo subcomandante Major Miraci e o comandante,  tenente coronel Sandro Leite na tarde desta terça-feira. Foto: Gazeta do Triângulo

Entrevista foi concedida pelo subcomandante Major Miraci e o comandante, tenente coronel Sandro Leite na tarde
desta terça-feira. Foto: Gazeta do Triângulo

MEL SOARES – Em meio a ajustes finais, a expectativa é de que todo o sistema esteja viabilizado no fim do mês de agosto, no intuito de coincidir com o aniversário da cidade, no dia 28.

Durante entrevista, o comandante do 53º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Sandro Heleno Leite e o subcomandante major Miraci, disseram que toda a adequação está sendo realizada tanto pela equipe de militares quanto pelos servidores da secretaria de Trânsito e Transporte – SETTRANS.

“Algumas câmeras estão em fase de teste, e conseguimos acompanhar a movimentação de alguns locais, mas ainda precisamos fechar com a CEMIG sobre a energização e alguns recursos da prefeitura e do estado”, explicaram.

De acordo com o comandante, no contrato foi viabilizada a contratação de seis a sete funcionários para atuarem no monitoramento, mas, a partir de termo aditivo, a previsão é de que este número aumente para dez servidores, que estão sendo contratados pela SETTRANS por meio de processo seletivo.

A respeito das reivindicações da comunidade a cerca dos locais contemplados com o videomonitoramento, os militares afirmaram que a escolha leva em conta a prevenção de crimes contra o patrimônio, ou seja, furtos e roubos. “Claro que nossa intenção é estender este projeto para que os bairros sejam contemplados, no entanto, ainda não é possível. Por isto, neste primeiro momento o problema mais recorrente se encontra no centro da cidade, principalmente em horário comercial”, esclareceu.

De acordo com o subcomandante major Miraci, os furtos são cometidos diariamente, portanto, é de suma importância que a comunidade se atente para este fato. “Quase cem por cento dos furtos no período diurno acontece no centro da cidade, nas principais vias, incluindo os pontos críticos que receberam o benefício”, enfatizou o militar.

Conforme o projeto realizado através de estudos sobre os índices de criminalidade, as câmeras foram instaladas nos seguintes pontos: cruzamento da avenida São Paulo com avenida Senador Melo Viana, nesta última com a rua 28 de Agosto. Cinco pontos da avenida Coronel Theodolino Pereira de Araújo (cruzamentos com as ruas Brasil Accioly, Afonso Pena, Marciano Santos, Joaquim Modesto e avenida Bahia); também na praça Manoel Bonito (cruzamento com as ruas Rui Barbosa e João Peixoto); na Rui Barbosa com Rodolfo Paixão, Doutor Afrânio com Quinca Mariano e no cruzamento da rua Marciano Santos com avenida Tiradentes e na rua Padre Anchieta com avenida Minhas Gerais e Joaquim Barbosa com avenida Porto Alegre.

3 Comentários

  1. Claudio disse:

    E os semáforos novos?, disseram até que tinha servidores da SETTRANS em treinamento.

  2. Wesley disse:

    Creio que terá bons resultados.

  3. Rickardo disse:

    Esqueceram sim de instalar frente aos semaforos entre a Unipac e colegio Estadual,o fluxo de carros e motos e intenso,e tb ser rota de acesso a saida para Uberlandia.

Deixe seu comentário: