Quinta-feira, 27 de Março de 2025 Fazer o Login

Cadastramento biométrico é opcional para eleitores de Araguari e Indianópolis

ter, 29 de setembro de 2015 08:08

Da Redação

Atualmente, Minas Gerais possui 146 municípios com o a nova tecnologia

O cadastramento biométrico na 16ª Zona Eleitoral, que teve início na última terça-feira, continua sendo realizado. Em alguns municípios, a biometria é obrigatória, porém, para os eleitores das cidades de Araguari e Indianópolis, a novidade é facultativa.

Cadastramento pode ser realizado de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h

Cadastramento pode ser realizado de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h

 

De acordo com o chefe da 16ª Zona Eleitoral, Fernando Guetti, o cadastramento não é obrigatório no município. “O eleitor que não comparecer até o dia 7 de maio pode votar normalmente em 2016. Apenas nos municípios que estão passando por uma revisão e recadastramento eleitoral é que a biometria será obrigatória. Nesses casos, os eleitores que não comparecerem podem ter seus títulos cancelados”.

Em Araguari, a biometria muda apenas a forma de cadastramento para aqueles que estão fazendo o Título de Eleitor pela primeira vez. “Os novos eleitores participarão do cadastramento biométrico, mas, para quem possuía o título, o número e o papel continuam o mesmo. Não existe um prazo final definido para se cadastrar”.

Mesmo com o cadastramento, o eleitor deve apresentar o título durante a votação. “As urnas de identificação das próximas eleições estarão adaptadas com a leitura biométrica, mas também funcionam sem a digital. Caso essas urnas apresentem algum problema, basta o mesário informar o número do título, que ela identificará o eleitor normalmente”.

Segundo o chefe da 16ª Zona, o objetivo do cadastramento biométrico é tornar o procedimento mais seguro. “A segurança é maior, porém, a votação é mais lenta. Além disso, os casos de confusão e de fraudes em eleições são raríssimos”.

O cadastramento é realizado de segunda à sexta-feira, das 12 às 18h, na central de atendimento ao eleitor, localizada na rua Quinca Mariano, 337, sala 2, centro. O procedimento de cadastramento biométrico envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor e fotografia, feita no momento do atendimento. “Futuramente, pode ser que a biometria torne-se obrigatória, porém, para a próxima eleição, continua facultativo”, acrescenta Guetti.

Os interessados devem comparecer portando o documento de identificação oficial com foto (no qual conste o nome dos pais e data de nascimento), Título de Eleitor (se tiver), CPF (se tiver), e comprovante de endereço. Os eleitores do sexo masculino que estiverem fazendo o título pela primeira vez devem apresentar também o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

Para as próximas eleições, a 16ª Zona Eleitoral também está cadastrando os mesários voluntários. “Os interessados podem comparecer ao cartório, portando o documento de identidade. Lembrando que a participação vale o dia de trabalho e um certificado de 10 horas para os alunos do curso de Direito do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos”.

Atualmente, o estado de Minas Gerais possui 146 municípios com o atendimento biométrico, incluindo aqueles que passaram ou estão passando por revisão, onde o comparecimento é obrigatório. O Tribunal Regional Eleitoral recomenda que todos os eleitores façam o seu cadastramento para votar de modo mais seguro nas próximas eleições e evitar filas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: