Sábado, 05 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Bombeiros de Araguari retornam após trabalho de buscas em Brumadinho

sex, 10 de maio de 2019 05:26

por Laura Alvarenga

A primeira das três equipes da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Araguari retornou ontem dos serviços de busca pelos desaparecidos na tragédia de Brumadinho. A equipe composta pelo subtenente Lucenildo, sargento Marques e cabos Novaes e Leonardo será encaminhada para realizar os exames médicos necessários a fim de averiguar se houve algum tipo de contaminação.

Atualmente há um total de 130 bombeiros de diversas regiões do Estado esparramados pelas áreas atingidas pelo rompimento da barragem. No total, houve 345 vítimas entre mortos e feridos, tanto de trabalhadores da Mineradora quanto moradores do córrego do Feijão. Até o momento foram encontrados 237 mortos e 33 pessoas continuam desaparecidas. Neste momento, o trabalho dos bombeiros consiste no foco de pessoas desaparecidas em pontos específicos determinados pela equipe de inteligência do Corpo de Bombeiros em exercício no local.

Durante as buscas, um dos militares ficou preso na lama e ao ser retirado, foram encontrados novos segmentos dos desaparecidos

Durante as buscas, um dos militares ficou preso na lama e ao ser retirado, foram encontrados novos segmentos dos desaparecidos

 

De acordo com o subtenente Lucenildo, líder da primeira equipe do Corpo de Bombeiros de Araguari em Brumadinho, no período do dia 1º a 8 de maio foram encontrados 19 segmentos – partes do corpo – dos 33 desaparecidos. Os segmentos encontrados são enviados para a equipe de inteligência da Polícia Civil (PC) para a análise do DNA, identificando se o segmento pertence a algum dos desaparecidos ou de uma pessoa que foi enterrada.

Os militares dão início às buscas às 7h e encerram às 23h diariamente, havendo revezamento entre as equipes presentes. São 19 pontos de buscas com o auxílio de duas equipes de intervenção que são enviadas quando algum segmento é encontrado para realizar fotos e filmagem do local.

Os bombeiros também contam com o apoio de cães durante as buscas. Nesta última semana três cães foram enviados para Brumadinho, sendo dois de Mato Grosso e um de Sergipe. Há informações da chegada de cães do Paraná nesta sexta-feira, 10. Conforme o subtenente Lucenildo, os cães de Minas Gerais estão saturados, sem condições de percepção. Eles entraram em um período de férias até conseguirem se recuperar totalmente.

Cada equipe que chega a Brumadinho recebe um relatório das buscas da semana anterior, bem como orientações sobre a distribuição nos pontos de buscas. A segunda equipe da companhia de Araguari composto pelos sargentos Pereira e Wanderley e cabo Fidelis, foi enviada na quarta-feira, 8 e permanecerá até o dia 16 de maio. Em seguida, de 15 a 23 de maio será a vez da última equipe representando o município através do tenente Ésio, cabos Rafael e Wandel e soldado Fernanda.

Em entrevista à reportagem da Gazeta do Triângulo, subtenente Lucenildo disse que “nós bombeiros, precisamos trabalhar com diversas situações e nos preparamos emocionalmente, também temos acompanhamento médico e psicológico. Somos vacinados ao entrar e sair das unidades de trabalho. Fomos treinados de diversas formas, mas o cotidiano nos ajuda a resistir e desenvolver nosso trabalho.” O subtenente ainda disse que a velocidade da lama que cedeu percorreu 7km abaixo de onde aconteceu o rompimento, levando destroços de veículos e segmentos de pessoas que estavam nas proximidades a cerca de 300 metros do rio Paraopeba.

Sargento Lucenildo ressaltou que, cada bombeiro, tem permissão para trabalhar em campo por 21 dias devido ao alto índice de contaminação presente na lama. É possível que sejam acionados outras vezes após o período de 21 dias, contudo, para trabalharem na área administrativa.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: