Blitz educativa prevê mudança de hábitos no trânsito de Araguari
qua, 30 de julho de 2014 00:11
Adolescentes informam a população araguarina sobre as medidas imprescindíveis de segurança no trânsito.
Foto: Gazeta do Triângulo
MEL SOARES – Mais do que informar, a SETTRANS (secretaria de Trânsito e Transporte), por meio do departamento de Educação para o Trânsito tem realizado a socialização das regras de trânsito em diversos pontos da cidade, inclusive, nas escolas públicas, com a promoção de palestras lúdicas.
Nesta terça-feira, 29, os alunos da Escola Estadual Raul Soares, que fazem parte do PROETI – Programa de Educação em Tempo Integral – foram os protagonistas da ação que aconteceu através de blitz educativa, na praça Manoel Bonito.
No período vespertino, os estudantes do CEM Papa João XIII também foram contemplados com as atividades, que atraíram a comunidade do bairro Novo Horizonte.
A aluna Nágila Rayane Vieira Souza de 12 anos de idade, que cursa o 6º ano no Raul Soares, participou como agente mirim de trânsito pela segunda vez e fez questão de ressaltar a respeito de sua postura na abordagem aos motoristas.
“Durante as abordagens faço muitas perguntas a eles, dentre elas, se a documentação está em dia e, principalmente, sobre a utilização do cinto de segurança, umas das regras fundamentais que ensinamos”, alertou a jovem.
Os principais fatores abordados nas blitz foram a respeito dos equipamentos de proteção adequados às crianças de até sete anos e meio, como o bebê conforto, cadeirinhas ou assento de elevação.
As informações sobre os limites e redução da velocidade em frente às escolas ou lugares de grande concentração de pedestres também foram destacadas aos motoristas pelos próprios alunos.
Além das ações educativas, são realizadas blitz repressivas, por meio da parceria com a Patran (Patrulha de Trânsito) da Polícia Militar. “Recentemente firmamos parceria com o DER – Departamento de Estradas e Rodagens e Polícia Rodoviária para atuarmos nas rodovias”, acrescentou a coordenadora do departamento de Educação para o Trânsito, Jacqueline Mendes.
Para o servidor José Carlos Maximino Santos, que também atua no trabalho de conscientização, a cada dez veículos abordados, em oito deles os condutores e passageiros estão sem o cinto de segurança. “A população precisa se conscientizar, pois, além de correr o risco de sequelas e mortes, se não utilizar o dispositivo de segurança o condutor corre o risco de perder sete pontos na CNH e ser multado”, alertou.
Conforme informações, ainda nesta semana, a equipe do trânsito estará novamente nas ruas com o objetivo de enfatizar sobre os direitos dos idosos, sobretudo, a cerca das vagas reservadas, exclusivamente, para a melhor idade.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Pedágios da BR-356 custarão R$ 5,80 sáb, 6 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 4 DE JUNHO sáb, 6 de junho de 2026
- DIREITO E JUSTIÇA – 4 DE JUNHO sáb, 6 de junho de 2026
- MOMENTO DO VÔLEI – 4 DE JUNHO sáb, 6 de junho de 2026
- Prefeitura reforça importância da prevenção e do diagnóstico precoce do glaucoma sáb, 6 de junho de 2026
- Polícia Rodoviária Estadual realiza ações importantes diante de mais um feriado prolongado sáb, 6 de junho de 2026
- Indianópolis 88 anos: orgulho, tradição e o resgate histórico que emocionou a comunidade sáb, 6 de junho de 2026
- Obras de melhorias viárias são executadas em seis rodovias da região sáb, 6 de junho de 2026
- Campeonato Society Trintão do Pica-Pau sáb, 6 de junho de 2026
- Bombeiros intensificam combate a incêndios em vegetação durante período de estiagem sáb, 6 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...
Eu Lucas Valério estava ai na escola esse dia e fiz essa blitz educativa foi muito boa, minha professora disse que fui muito bem.