Domingo, 13 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Autoridades, vereadores e entidades apresentam propostas para melhoria da segurança pública em Araguari

sex, 7 de junho de 2019 05:28

por Samara Arruda

O Conselho Municipal de Segurança Pública (CONSEP) em parceria com a Comissão de Segurança Pública do Legislativo, promoveram na noite de quarta-feira, 5, uma reunião para discutir as possibilidades de melhoria na segurança pública. A adesão ao evento que aconteceu nas dependências da Câmara Municipal surpreendeu a organização.

Durante a reunião, representantes dos setores discutiram soluções diante das dificuldades enfrentadas pelos órgãos de segurança pública

Durante a reunião, representantes dos setores discutiram soluções diante das dificuldades enfrentadas pelos órgãos de segurança pública

 

Além de autoridade municipais e vereadores, também participaram representantes da OAB Araguari, ACA, Ceapa, Conpar, além da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Exército, Polícia Militar, bem com, responsáveis pela direção do Presídio de Araguari, representantes do Conselho Tutelar, Comissário de Menores, secretaria de Ação Social e do poder Judiciário.

De acordo com o presidente do CONSEP, Bruno Brandão Neto a reunião foi bastante produtiva, pois, além de oportunizar um momento de diálogo entre os setores diante das dificuldades enfrentadas pelos órgãos de segurança pública, cada segmento pôde pontuar as carências enfrentadas na área da segurança.

“Os representantes expuseram suas necessidades, anseios e destacaram suas deficiências. Durante esse encontro foi possível falar sobre o que tem acontecido em Araguari e propor ações que podem fazer a diferença na segurança da cidade. Sabemos que há problemas estruturais, de pessoal, mas este é um trabalho feito em conjunto e vamos analisar todas as propostas para ver qual será o caminho a tomar a partir de agora.”

Dentre as propostas apresentadas estão os problemas relacionados à centralização dos números de emergência 193 e 190, pois, cidadãos estão reclamando que ao contatar os números acabam sendo atendidos por militares da cidade de Catalão. A situação, segundo a PM pode ser resolvida com as operadoras responsáveis. Conselheiros tutelares também falaram sobre a importância de serem disponibilizadas mais viaturas para execução do serviço prestado no município. Na oportunidade, a PM ressaltou a necessidade de serem melhorados os serviços relacionados a tecnologias de inteligência, junto ao governo de Minas e melhorias no vídeomonitoramento oferecido ao município por meio da prefeitura.

As entidades também solicitaram que seja criado um núcleo de assistência, voltado ao trabalho social, esporte e cultura, além de disponibilizar ensino em tempo integral nas escolas do município. Com a palavra, a Polícia Civil reconheceu a dificuldade financeira enfrentada atualmente pelo Estado, mas ressaltou a necessidade de convocar os aprovados em concursos a fim de aumentar o quadro de efetivos.

Uma das propostas que recebeu o apoio unânime dos presentes, diz respeito à criação de uma central de internação para menores infratores e que seja estudada uma legislação, visando facilitar a reinserção de infratores regressos ao mercado de trabalho. Todas as propostas foram registradas em ata. Segundo o presidente da Casa Legislativa Wesley Lucas de Mendonça (PPS), nas próximas semanas será realizado um trabalho junto aos seguimentos do município. “Vamos filtrar essas solicitações e criar agendas com os respectivos setores, seja municipal através da prefeitura e as secretarias competentes, estadual ou federal. Também levaremos os pedidos aos deputados que representam Araguari e buscaremos soluções práticas para os problemas enfrentados pelo município. Entendo que teremos uma sociedade melhor se todos os seguimentos, entidades, pessoas, participarem e cada um assumir sua responsabilidade.”

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: