Quinta-feira, 19 de Junho de 2025 Fazer o Login

Autoridades se reúnem no Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti

ter, 16 de fevereiro de 2016 08:06

Da Redação

Reitor do IFTM, Roberto Gil Rodrigues Almeida, esteve no município neste sábado, 13

No combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya a soma de esforços é fundamental. Neste sábado, 13, o Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Roberto Gil Rodrigues Almeida, e o Pró-Reitor de Extensão Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira se reuniram com autoridades do município.

 Sábado, 13, foi a primeira das três agendadas pelo Ministério da Saúde como “Dia Nacional de Mobilização para Combate ao Aedes aegypti

Sábado, 13, foi a primeira das três agendadas pelo Ministério da Saúde como “Dia Nacional de Mobilização para Combate ao Aedes aegypti

 

A data foi a primeira das três agendadas pelo Ministério da Saúde como “Dia Nacional de Mobilização para Combate ao Aedes aegypti”. As próximas serão em 19 e 26 de fevereiro.

Estiveram presentes na ocasião o prefeito de Araguari, Raul Belém (PP) secretárias Lucélia Aparecida (Saúde) e Márcia Sakai (Educação), Oliro Vieira da Costa Júnior (Governo), o coordenador do Departamento de Zoonoses, Wellington Colenghi e o coronel Guilherme Langaro Bernardes, comandante do 2º Batalhão Ferroviário.

O Reitor informou que os institutos federais foram chamados pelo governo como mobilizadores no âmbito educacional para a exterminação do Aedes aegypti, em parceria com Poder Público, Exército e Superintendência Regional de Ensino. “A redução dos focos também é uma questão de educação e de conscientização da população”.

O prefeito Raul Belém destacou a importância da somatória de esforços, inclusive com a participação em massa das crianças e dos jovens como combatentes ferrenhos, espalhando informações preciosas em suas casas e junto aos vizinhos. Ele lembrou que em Araguari a limpeza de lixões e terrenos também influenciará muito para reduzir os focos.

Ao longo da semana, o Batalhão Mauá e os agentes de combate à endemia farão ações de limpeza em diversas regiões da cidade. Cerca de 20 militares irão atuar juntamente com as equipes da secretaria de Saúde na eliminação de possíveis criadouros, além de contribuir com maquinário para limpeza de terrenos baldios.

No início do mês, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência internacional de saúde pública em virtude do aumento de casos de microcefalia associados à contaminação pelo vírus Zika. A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse que a situação é preocupante devido a fatores como a ausência de imunidade entre a população; a falta de vacinas, tratamentos específicos e testes de diagnóstico rápido e a possibilidade de disseminação global da doença.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: