Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Autoridades municipais participam de solenidade de entrega de livros na Biblioteca Municipal

sex, 25 de agosto de 2017 05:16

Da Redação

O advogado Rogério Fernal realizou, nessa quinta-feira, 24, uma solenidade para a entrega de novos livros, que passam a fazer parte do acervo da Biblioteca Municipal “Dr. Paulo de Oliveira” e do Espaço Jurídico Rodrigo Cardoso Fernal. Esse ano, foram doados 88 livros de assuntos diversos e 45 direcionados para a área jurídica, totalizando 133 exemplares.

Biblioteca Municipal recebeu 88 livros de assuntos diversos e 45 direcionados para a área jurídica

Biblioteca Municipal recebeu 88 livros de assuntos diversos e 45 direcionados para a área jurídica

 

O evento contou com a participação do prefeito Marcos Coelho (PMDB), presidente da Fundação Araguarina de Educação e Cultura, Jean Carlos Laverdi, secretários, vereadores, profissionais da área jurídica, representantes da Polícia Militar, representantes do Corpo de Bombeiros, representantes do Exército e demais convidados.

De acordo com o advogado Rogério Fernal, as doações de livros ocorrem há mais de 30 anos. “Acredito que nesse período entreguei mais de mil livros. Apenas no ano passado, a Biblioteca Municipal recebeu quase 200 exemplares, tanto da área jurídica, quanto de assuntos diversos e literatura”.

O Espaço Jurídico Rodrigo Cardoso Fernal começou a ser montado em 2009 e foi concretizado a partir do Decreto nº 60, de 30 de maio de 2011. “Iniciei esse projeto para manter a memória do meu filho e também para permitir que os estudantes do curso de Direito, advogados recém-formados e pessoas que estão se preparando para concursos tenham acesso gratuito a esses exemplares”.

O advogado doa livros para espaços públicos há mais de 30 anos

O advogado doa livros para espaços públicos há mais de 30 anos

 

Atualmente, o Espaço Jurídico conta com mais de 300 exemplares, que abordam temáticas como: Código Penal Militar, Código de Processo Penal Militar, Medicina Legal, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Comercial, Direito Empresarial, Direito do Trabalho, Direito Tributário, Direito Eleitoral, Prática Forense, História do Direito, Filosofia do Direito, Economia Política, Ética Geral e Jurídica, Estatuto da OAB, Direito do Consumidor, dentre vários outros.

“O Espaço Jurídico conta com os melhores livros do Brasil e, esse ano, as doações estão complementando os exemplares existentes, para que os profissionais encontrem tudo o que necessitam. Muitos alunos têm utilizado esse acervo para estudo e tive conhecimento até mesmo de pessoas que estudaram aqui e foram aprovadas em concursos jurídicos. Isso é motivo de honra e alegria”, ressaltou o advogado.

Segundo Rogério Fernal, ainda é necessária a classificação jurídica do acervo. “Desde que o espaço foi criado, tenho solicitado que seja feita essa classificação, pois a forma de biblioteconomia comum não satisfaz. Quando um estudante busca um livro em uma biblioteca jurídica, eles são separados por Direito Civil, Processo Civil, Direito Penal, Direito Constitucional, o que facilita o acesso para o aluno. Conversei com o presidente da Faec e está sendo providenciada uma bibliotecária a fim de que essa questão seja solucionada”.

O advogado acrescentou que a iniciativa não possui nenhuma conotação política. “Penso que o nosso país sairá da miséria moral em que estamos apenas com uma educação de qualidade, que deve começar desde a infância. Vou continuar criando aos poucos os Cantinhos de Leitura nas escolas que desejarem e complementando o acervo do Espaço Jurídico”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: