Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Aumenta o número de casos de coronavirus e secretaria esclarece óbitos registrados em Araguari

qui, 28 de maio de 2020 01:41

Da Redação

Diariamente tem sido divulgado o boletim epidemiológico, onde constam os dados referentes à covid-19 que são notificados em Araguari e, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o número de pacientes infectados pelo vírus já ultrapassa 49 registros. O último informativo da pasta municipal, conforme verificado até o fechamento desta edição, aponta ainda que 1.010 casos em investigação e outros 1.638 já foram descartados.

Nos últimos dias, o número de óbitos se tornou motivo de questionamento na cidade. Sobre a informação de que este número seria maior do que o informado, a secretaria esclareceu que os hospitais da cidade contabilizaram sim seis mortes por covid-19, porém, 5 pacientes que vieram a falecer na cidade são de outros municípios. Portanto, conforme boletim, há apenas um caso de morte confirmado em Araguari. A Vigilância Epidemiológica do Município ressaltou ainda que Araguari é referência no atendimento para outros municípios menores da região. Todos os pacientes tem sido monitorados, portanto “não há interesse em ocultar informações sobre essa doença, ou qualquer outra”.

Mais de 70 testes rápidos estão sendo realizados diariamente no Hospital Municipal

Mais de 70 testes rápidos estão sendo realizados diariamente no Hospital Municipal

A informação também consta no boletim epidemiológico divulgado na manhã desta quarta-feira, 27, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que destaca ainda sete pacientes em acompanhamento, 13 pacientes se recuperados e 21 casos confirmados, uma vez que a base de dados da SES ainda não foi atualizada com as notificações recentes repassadas pelo município. Para verificar a transmissão do vírus e desenvolver mais ações, visando a segurança da população, foi realizado na última terça-feira, 26, mais de 70 testes rápidos no Hospital Municipal.

A ação é uma continuidade dos atendimentos em drive thru de testagem rápida para covid-19. O trabalho se estende até sexta-feira, 29, sendo realizado no período da tarde, das 14h às 17h. Para o chefe do Executivo, Marcos Coelho, o diagnóstico da doença é um aliado no combate e controle à pandemia. “Estamos averiguando de maneira mais precisa, por meio dos testes rápidos, a quantidade de pessoas que precisam de cuidados além do isolamento social. Desta maneira, conseguiremos minimizar os impactos causados pela pandemia, ” ressaltou.

Em todo o estado os dados têm aumentado rapidamente: 408 cidades mineiras registraram pacientes que contraíram o patógeno. Minas Gerais ultrapassa oito mil casos de covid-19 e 1.570 deles estão em Belo Horizonte. Na região do Triangulo Mineiro se destacam Uberaba com 161 confirmações, e especialmente Uberlândia, que ocupa o segundo lugar do ranking de municípios com maior número de casos em Minas Gerais. Quanto ao número de óbitos, Uberlândia que tem 15 mortes, aparece na lista depois de Belo Horizonte (43 mortes) e Juiz de Fora que registrou 26 mortes.

Conforme as estimativas do estado, a previsão de pico da pandemia permanece em 10 de junho. Em entrevista coletiva, o secretário de Saúde de Minas Gerais Carlos Eduardo Amaral afirmou que, os dados são dinâmicos e avaliados diariamente, assim, o tamanho do pico tem relação com vários fatores, dentre eles, o isolamento social. “Com uma quebra completa, teremos um pico muito grande. Com um isolamento coordenado e adequado, mantendo a taxa de transmissão dentro do que vinha sendo mantido, teremos um pico achatado, baixo, e teríamos condição de atender todo mundo”, finalizou.

 

1 Comentário

  1. Márcio Venturelli disse:

    De são os óbitos, de quais cidades?

Deixe seu comentário: