Terça-feira, 23 de Abril de 2024 Fazer o Login

Atual campeã, Arrastão do Miranda traz a luta contra a discriminação ao Carnaval

sex, 28 de fevereiro de 2014 02:07
No barracão da escola, carnavalescos trabalham na construção de carro alegórico. Foto: Gazeta do Triângulo

No barracão da escola, carnavalescos trabalham na construção de carro alegórico. Foto: Gazeta do Triângulo

P.J. GODOY – Pelo sétimo ano consecutivo, a Arrastão do Miranda defende o título do Carnaval em Araguari. Com a perspectiva de mais um desempenho regular, a agremiação promete uma série de novidades para o desfile no Parque de Exposições “Rondon Pacheco”.

Em 2013, a escola de samba faturou 215, 8 pontos na apuração dos votos, contra 179 do segundo colocado. Ainda assim, acabou penalizada em virtude de descumprimentos no regulamento. Este ano, o grupo recebeu a subvenção de R$ 13.500 da prefeitura para a montagem dos materiais. No entanto, os obstáculos perduram no município.

Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, o carnavalesco Fernando Antônio Ferreira apontou as dificuldades enfrentadas. Segundo ele, a falta de incentivo é recorrente em Araguari.

“Há muito tempo não temos o apoio do governo municipal, mas esse ano a situação piorou. A verba foi repassada dez dias antes do Carnaval. Tivemos que nos desdobrar para montar mais de 150 fantasias e quatro carros alegóricos nesse período. Mesmo com as dificuldades, buscamos novidades para promover um desfile dentro da expectativa. Preparamos um enredo muito forte, levando o nome da Xica da Silva, uma guerreira que sofreu bastante e lutou por uma vida digna na sociedade”, adiantou.

Com mais de 20 anos de experiência no ramo, Fernando Ferreira destaca o amor ao trabalho e à escola de samba, elementos que segundo ele, motivam a lutar pela valorização da cultura no município. Durante cerca de 50 minutos, a Arrastão do Miranda promete uma apresentação memorável, com um enredo baseado na discriminação racial, presente desde a escravidão na sociedade.

Aqueles que estiverem dispostos a apoiar ou compor o grupo no desfile ainda podem participar. Para isso, basta entrar em contato pelos telefones 3246-5486 ou 88231760. Confira o samba enredo da Arrastão do Miranda para este ano:

“DE ESCRAVO À RAINHA”

Arrastão já vem aí
Levando a avenida
De escravo a rainha
Oh! Xica da Silva
Nossa escola faz história
Neste samba vou cantar
Da negra sedutora
Que ao tomar banho no rio
Pro comendador se apaixonar
Não temia a ninguém
Era carrasca e justa
Onde o negro tinha vez.
Com sua riqueza foi a primeira
A entrar numa igreja
Gira baiana vai girando
Gira baiana com fé
No arraiá do Tijuco
Arrastão é muito axé.

Letra: Fernando Antônio Ferreira/ Música: Fernando Antônio Ferreira

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: