Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Atividades do SAMU não sobrecarregaram atendimento do Hospital das Clínicas da UFU

ter, 21 de agosto de 2018 05:18

Da Redação

Nesta segunda-feira, 20, representantes da prefeitura e do CISTRI (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência) se reuniram para oferecer dados sobre o trabalho do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) nos primeiros 45 dias de atividades.

Em Araguari foram quase 900 atendimentos, que não se restringem a causas clínicas e traumáticas, mas também contemplam a área de pediatria, psiquiatria e causas obstétricas.

Apresentação ocorreu no Palácio dos Ferroviários

Apresentação ocorreu no Palácio dos Ferroviários

 

De acordo o relatório do CISTRI, o número mais expressivo de atendimentos foi em pacientes com mais de 60 anos. Nos 26 municípios integrantes do CISTRI foram registrados quase quatro mil atendimentos entre os dias 3 de julho e 19 de agosto.

Segundo Rodrigo Alvim, secretário executivo do CISTRI, as expectativas são positivas e foram confirmadas pelo Hospital das Clínicas, da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) os quais temiam que a demanda aumentasse com a implantação do SAMU na região.

“Enfrentamos situações apreensivas nos primeiros dias, quando muitos acreditavam que poderiam tumultuar os atendimentos. O que não está acontecendo, pelo contrário, há uma redução de pessoas encaminhadas através de ambulâncias”, destacou o secretário executivo do CISTRI.

O prefeito Marcos Coelho (MDB) atual secretário executivo do CISTRI e presidente da AMVAP (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba) disse que O SAMU ordenou e qualificou o fluxo. “A Central de Regulação identifica a unidade de saúde mais próxima e preparada para o atendimento. Além disso, a equipe médica que acompanha as ambulâncias inicia o atendimento para estabilizar eventuais situações críticas. Hoje o SAMU é uma realidade graças ao empenho do CISTRI, da AMVAP e de todos os prefeitos das cidades atendidas”.

A prefeitura aproveitou a reunião para promover o lançamento do prontuário eletrônico, que objetiva facilitar o atendimento na área da saúde. De acordo com a secretária da pasta, Iara Borges, a implantação será iniciada nesta semana em quatro Unidades Básicas de Saúde da Família localizadas nos bairros: Novo Horizonte, Bosque, Gutierrez e no distrito de Amanhece.

A instalação será feita de forma gradativa. “Na próxima semana, cinco unidades serão contempladas. Com este prontuário o atendimento será facilitado contribuindo para o acompanhamento do tratamento dos pacientes”, destacou.

O evento também contou com as presenças da diretora de Atenção Hospitalar e Urgência da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, Kelly Barros Fortini, do consultor do CISTRI/SAMU, Alexandre Padilha, e ainda dos vereadores Ieda Maria Fernandes (MDB) e Danilo Franco (SD).

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: