Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Atividades de coleta de sangue são retomadas em Araguari

qua, 1 de fevereiro de 2017 05:55

por Mel Soares

Há um ano e meio, interessados em doar sangue precisavam se deslocar até o Hemocentro de Uberlândia ou aguardar mutirões promovidos a cada semestre pelo vereador Wesley Lucas de Mendonça (PPS).

Em agosto de 2015, o acesso ao serviço foi facilitado por meio da instalação do PACE (Posto Avançado de Coleta Externa) que começou a disponibilizar as atividades uma vez a cada dois meses.

Doações acontecem às terças-feiras na parte da manhã

Doações acontecem às terças-feiras na parte da manhã

 

O trabalho semanal começou a ser feito em maio do ano passado e atingiu neste mês o número de 1400 pessoas cadastradas. As coletas de 2016 foram encerradas no dia 20 de dezembro e devido ao processo de transição do governo municipal o retorno apenas foi possível na terceira semana de janeiro.

Para atender completamente a demanda, a unidade conta com o trabalho de dois médicos, nove técnicos de enfermagem, uma cantineira, dois auxiliares de serviços gerais e administrativo além de dois enfermeiros.  Para exercer a função de triagista são necessários dois enfermeiros padrão, no entanto, pela mudança na gestão municipal, período em que há exonerações de cargos de confiança, uma das vagas ainda não havia sido ocupada até a semana passada. Os trabalhos serão normalizados a partir da próxima terça-feira, 7, informaram os representantes do Pace.

Conforme informações do médico responsável pelo PACE, Rodrigo Ribeiro, cada voluntário doa uma bolsa de sangue contendo aproximadamente 450 ml, a qual é encaminhada ao Hemocentro de Uberlândia, onde todo o material é processado e enviado ao banco de sangue. Para aqueles que doam é emitido atestado de doação e os que não foram aprovados na triagem recebem declaração de comparecimento. “A quantidade coletada tem conseguido atender todos os pacientes de Araguari que precisam de sangue”, destacou.

A reportagem compareceu no local na manhã desta terça-feira, 31, dia em que são feitas as coletas e acompanhou a doação feita por Deomar Lopes que, pela terceira vez, deixou a função de pedreiro por algumas horas para realizar o ato voluntário. “São muitas vidas que podem ser salvas. E agora com o posto em Araguari ficou bem mais fácil ajudar”, destacou.

No caso dos homens, a doação pode ser feita a cada dois meses; no entanto, as mulheres devem obedecer ao intervalo de três meses.

A vacinação contra a febre amarela faz parte dos questionamentos feitos durante a triagem. Aqueles que se imunizaram ou viajaram para as áreas endêmicas devem aguardar quatro semanas para doar. Os hipertensos devem apresentar declaração médica que comprove não haver nenhuma lesão em órgãos como o coração, fígado, rins e pulmões.

Trinta dias depois da doação o exame contendo resultados para doenças como hepatite, sífilis e HIV são entregues na sede do PACE. Para receber o exame é necessário que o doador apresente documento de identidade. Se houver algum diagnóstico de doença, o Hemocentro entra em contato com o paciente para que ele passe novamente pela análise.

O Posto Avançado de Coleta Externa, localizado na rua José do Patrocínio, 205, funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h e entre 13 e 17h. Telefone: (34) 3690-3174.

1 Comentário

  1. Vandemylson machado disse:

    Sou doador queria doar sangue hoje

Deixe seu comentário: