Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025 Fazer o Login

Assinatura de convênio é aguardada para início das obras de ampliação da Santa Casa

sáb, 28 de novembro de 2015 08:42

Da Redação

Quatro milhões é o valor aproximado do investimento pleiteado pela administração municipal, no intuito de trazer melhorias para a saúde pública em Araguari. O recurso será aplicado nas obras de infraestrutura do hospital Santo Casa de Misericórdia.

Na primeira etapa serão estruturados leitos de UTI para otimizar os atendimentos de urgência e emergência da rede

Na primeira etapa serão estruturados leitos de UTI para otimizar os atendimentos de urgência e emergência da rede

 

A previsão é de que o convênio seja dividido em três etapas. No primeiro momento, segundo o projeto, serão otimizados os atendimentos de urgência e emergência da rede, através da ampliação dos leitos de UTI. A expectativa é de que as obras comecem no primeiro semestre de 2016. “Fizemos todo o processo burocrático e o prefeito Raul Belém (PP) se reuniu diversas vezes com representantes do Estado que, por questões orçamentárias, pediram que o convênio fosse dividido,” explicou a secretária de Saúde, Lucélia Aparecida Vieira Rodrigues.

O investimento contempla a criação de 10 leitos de UTI, 50 leitos de enfermaria, setor de hemodinâmica e imagem. O convênio entre a prefeitura de Araguari e o Governo do Estado para viabilizar as obras depende apenas da aprovação de um cronograma para ser assinada a ordem de serviço. “Estamos aguardando que a direção da Santa Casa nos entregue um cronograma de obras para que possamos enviar ao Estado, assinar o convênio e receber a primeira parcela para começar as obras,” disse a secretária de Saúde.

Para o prefeito Raul Belém a Santa Casa tem potencial para atender mais pacientes, sendo assim, se faz necessário o fortalecimento da rede de saúde pública na região. “Atualmente muitos serviços médicos são realizados somente em hospitais de Uberlândia ou clínicas particulares, aumentando a demanda e gerando uma demora no atendimento. Com a ampliação teremos vagas e melhoria nos serviços públicos,” disse.

Além disso, o município está empenhado na criação de uma nova Unidade Básica da Saúde da Família (UBSF) que será construída na rua Virgílio de Melo Franco, terá capacidade de atender até 8 mil pessoas e está em fase de licitação. Outro recurso aguardado pelo município faz referência a repasses para custeio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em Araguari serão disponibilizadas 50 vagas para profissionais entre técnicos de enfermagem, socorristas condutores, enfermeiros e médicos, segundo o edital publicado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Norte (Cistri). Os profissionais serão contratados para fazer o atendimento das três bases do Samu que serão montadas em breve na cidade.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: