Ascamara precisa de ajuda da população
sex, 21 de fevereiro de 2020 05:41Da Redação
A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araguari (Ascamara) continua a executar as demandas com dificuldades. Segundo informações dos trabalhadores que atuam na entidade, a coleta seletiva diminuiu significativamente nos últimos tempos. A situação pode ser vista nos galpões que não abrigam nem metade da capacidade de materiais recicláveis previstos.
Melhores condições de trabalho é o requisito principal para que a Ascamara volte a desenvolver a coleta normalmente. De acordo com Maria de Fátima Silva, um dos membros da equipe, atualmente a associação conta com dois caminhões e uma Kombi, todos disponibilizados pela prefeitura para realizar os serviços de coleta. Entretanto, faltam recursos para a manutenção dos veículos e colocá-los na rua à disposição.

Catadores solicitam doações de materiais recicláveis e alimentos
Maria de Fátima ainda falou sobre a questão de igualdade salarial proposta pelo município, de maneira que, deste mês em diante, todos os catadores passam a receber os lucros igualmente. Atualmente a equipe conta com 18 pessoas que dependem da renda para o sustento de suas famílias.
Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho prestado, os catadores têm feito ações presenciais de porta em porta pelas residências do município. “No momento estamos passando por um pedaço difícil. A nossa renda não está dando para pagar as dívidas acumuladas”, contou Maria de Fátima.
Na oportunidade, ela ainda pediu a ajuda da comunidade araguarina através de doações que podem ser feitas diretamente na sede da associação, situada na rua Dezessete nº 100, no bairro Independência. A contribuição pode ser feita através de materiais como papel, garrafas pet, metal, bem como, todo e qualquer tipo de reciclável que seria descartado irregularmente. A Ascamara funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h.
“Se a população também puder nos ajudar com alimentos, ficaríamos muito agradecidos. Há algum tempo estamos tendo que fazer almoço aqui, pois muitas pessoas moram longe e, fica difícil ir para casa, ainda mais sem transporte. Todo tipo de material e alimento é bem-vindo”, declarou a associada.
Em 2018 foi reafirmada a parceria entre a prefeitura e a organização da sociedade civil, com prazo até 2020. Novamente foi permitido o recolhimento do material reciclável, podendo ser utilizados até seis servidores da prefeitura e três veículos próprios destinando o produto da coleta para a associação. Outros equipamentos também foram disponibilizados, como a balança com capacidade de 1000 quilos, uma prensa enfardadeira hidráulica removível e elevador de carga elétrico, com capacidade máxima de 500 quilos e altura de cinco metros.
O convênio prevê um plano de trabalho que vai além da coleta seletiva, como desenvolver a triagem, prensagem, estocagem e comercialização dos materiais recicláveis; além da manutenção do galpão, concedido pela prefeitura e o cuidado na operação dos materiais.
A associação foi fundada há 18 anos e tem a missão de promover a coleta de materiais recicláveis no município, beneficiando as áreas ambiental, social e de saúde pública, além de todas as vantagens ambientais, de aproveitamento do lixo produzido diariamente.
A reportagem tentou entrar em contato com o secretário de Meio Ambiente para obter mais informações a respeito da parceria junto à associação, mas não foi atendida até o fechamento desta edição.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- O candidato em quem o próprio partido diz não confiar dom, 9 de agosto de 2026
- Minas registra queda do analfabetismo sáb, 8 de agosto de 2026
- Cooperativa recupera R$ 622 milhões do Funrural sex, 7 de agosto de 2026
- 273 municípios podem aderir à universalização do saneamento; saiba quais sex, 7 de agosto de 2026
- Expocachaça reúne 2 mil rótulos em BH qui, 6 de agosto de 2026
- Missão do SINDVEL ao Vietnã busca ampliar autonomia tecnológica do Vale da Eletrônica qui, 6 de agosto de 2026
- Tráfego na BR-365 terá fiscalização reforçada a partir desta quinta-feira, 6 de agosto qui, 6 de agosto de 2026
- Câmara retoma sessões ordinárias e aprova projetos do Executivo qui, 6 de agosto de 2026
- Agosto Dourado destaca benefícios da amamentação para mães e bebês qui, 6 de agosto de 2026
- MOMENTO DE VÔLEI – 06 DE AGOSTO qui, 6 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...
Os vereadores como disse um deles em entrevista a uma rádio local dias atras, precisam GANHAR muito para não desviar. Se acabássemos com essa classe política que não faz nada pela população e ainda DESVIAM ( esquemas ) etc, haveria recursos para todas essas entidades. PAGAMOS MUITOS IMPOSTOS E TEMOS RUAS ESBURACADAS, CANTEIROS E PRAÇAS HORRÍVEIS, E NÃO TEMOS SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, ETC. A população é distraída com futebol e carnaval. PRECISAMOS DE POLÍTICOS????????????????? para ganhar muito para não “desviar”?????