Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

Ary Borges se torna a quarta brasileira com hat-trick em Copas do Mundo

ter, 25 de julho de 2023 08:04

Da Redação

Ary Borges brilhou na goleada brasileira, ontem
** Divulgação

Ary Borges entrou para um seleto grupo nesta segunda-feira, 24, ao marcar três vezes na vitória do Brasil por 4 a 0 sobre o Panamá, no estádio Hindmarsh, em Adelaide, na Austrália. A atacante é a quarta atleta da Seleção Brasileira a fazer um hat-trik em Copas do Mundo: Pretinha, Sissi e Cristiane foram as outras.

 

O Brasil assumiu a liderança do Grupo F, com três pontos, à frente de França e Jamaica, com um (empataram sem gols na estreia), e Panamá, sem pontuação. O time comandado por Pia Sundhage volta a campo no sábado, às 7h (de Brasília), contra as francesas, em Brisbane.

 

A Fifa organizou a primeira Copa Feminina em 1991, na China, com título dos EUA. O Brasil estreou contra Japão, venceu por 1 a 0, gol da zagueiro Elane, o primeiro do país em Mundiais femininos.

 

Foi na terceira edição da competição, em 1999, nos EUA, que Sissi e Pretinha fizeram, no mesmo jogo, três gols cada: os 7 a 1 sobre o México, na estreia do Brasil naquele torneio. O time avançou como primeiro do Grupo B, e chegou até a semifinal, quando perdeu dos EUA por 2 a 0.

 

Sissi foi a primeira craque da Seleção Brasileira, dona da camisa 10 antes de Marta. Pretinha jogou na Seleção até quase os 40 anos, e ganhou duas medalhas de prata em Olimpíadas, em 2004, em Atenas, e 2008, em Pequim.

 

Um hat-trick, termo que se popularizou no mundo todo para classificar quando alguém marca três vezes na mesma partida (e, normalmente, leva a bola para casa), só voltaria a ser feito por uma brasileira em Copas 20 anos depois, em 2019.

 

Cristiane, também no debute brasileiro, nos 3 a 0 sobre a Jamaica. Ela ainda joga aos 38 anos, pelo Santos, mas ficou fora da convocação para a Copa do Mundo que está sendo realizada na Austrália e na Nova Zelândia por opção de Pia.

 

Quem é Ary Borges

 

Aos 23 anos, a maranhense do Racing Louisville, dos Estados Unidos, disputa sua primeira Copa do Mundo e já tem 28 partidas com a camisa da Seleção. Ary é Ariadina Alves Borges e ficou conhecida no cenário nacional ao ser campeã brasileira da Série A2 pelo São Paulo, em 2021.

 

Após boa temporada, foi contratada pelo Palmeiras para 2022, onde conquistou a Copa Paulista e a Copa Libertadores, fazendo gol na final da competição intercontinental, antes de fechar para atuar na liga dos Estados Unidos, uma das mais fortes do mundo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: