Arquivo Histórico e Museu “Dr. Calil Porto”: 20 anos de preservação
ter, 19 de agosto de 2014 00:24TALITA GONÇALVES (com apoio do Arquivo) – “Preservar a história de Araguari agrega contribuição para a construção de uma sociedade conhecedora de suas origens, participativa em seu presente e em constante busca de um futuro que valorize seus potenciais” Alexandre Campos, geógrafo.
O Arquivo Histórico e Museu “Dr. Calil Porto” celebra seus 20 anos de funcionamento neste mês, data que reafirma a importância do trabalho de preservação da história local. Hoje, 20º aniversário será comemorado na Casa da Cultura Abdala Mameri, às 19h30 juntamente com o Dia do Fotógrafo.
Departamento da Faec- Fundação Araguarina de Educação e Cultura, foi implantado em agosto de 1994 sob o nome de “Arquivo Público Municipal de Araguari”, pertencente à antiga secretaria municipal de Educação e Cultura.
Em 1999, o nome definitivo fora aprovado por decreto. Uma homenagem ao médico Dr. Calil Porto, que se dedicou a pesquisar e publicar nos meios de comunicação local relatos sobre Araguari durante a década de 60. E, finalmente em 2008, diante da realidade vivida pelo departamento, sua especificidade foi determinada com a denominação Arquivo Histórico e Museu “Dr. Calil Porto”.
Além de arquivo, o local destinado a abrigar documentos e objetos ligados à memória da cidade também virou museu. “A alteração visou nomear seu campo de atuação, embasado nos trabalhos relativos ao acervo permanente e ao museu referente à memória cotidiana da cidade, inserido gradualmente no setor desde o ano de 1998,” explica a historiadora do Arquivo, Juscélia Abadia Peixoto.
Praticamente quase todo o material que compõe o acervo vem de doações particulares, ou seja, é um trabalho feito em parceria com a sociedade. Um exemplo disso é a contribuição do saudoso jornalista Mário Nunes. Ainda em vida, deixou no Arquivo sua vasta coleção particular de fotografias. São mais de 5.000, somando-se outras que foram trazidas posteriormente por seus filhos.
Com um vasto e importante acervo, o Arquivo é referência na região, graças ao contínuo trabalho de resgate, catalogação e acondicionamento de fontes textuais, manuscritas, iconográficas, hemerotecas, cartográficas, cinematográficas, sonoras e museólogicas, fonte para trabalhos escolares e acadêmicos de diversas linhas. Boa parte de seus frequentadores é composta por estudantes, desde o ensino fundamental, médio até o superior.
Dispondo de setor efetivo de pesquisa histórica, fomenta diariamente a reunião de fatos, peculiaridades e ou episódios marcantes da trajetória local. Muitos destes dados resultaram em publicações, como os recentes livros A Ferrovia em Araguari e Araguari e sua história.
O Arquivo ocupa dois endereços, um à rua Virgilio de Melo Franco, 11 (setor documental) e outro na rua Dr. Afrânio, 178 (setor museal). “No 20º aniversário do Arquivo, é interessante a reflexão e uma projeção para o futuro. O momento é de comemorar o que foi feito, mas também de se pensar o que poderá ser conquistado para um futuro próximo. A modernização do setor é fundamental nesta época tecnológica. É o passado necessitando urgente dos mecanismos do presente,” concluiu a historiadora.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- 53º BPM tem nova mudança de comando e Major Sobreira está novamente à frente da unidade ter, 10 de setembro de 2024
- Fase de grupos da Segunda Taça das Favelas do Triângulo acontece amanhã sex, 6 de setembro de 2024
- Incêndio é provocado dentro do Aeroporto em Araguari sex, 6 de setembro de 2024
- Ações positivas seguem sendo realizadas pela PRF na BR-050 sex, 6 de setembro de 2024
- Polícia Militar realiza operação contra o tráfico de drogas e prevenção de homicídios em Araguari sex, 6 de setembro de 2024
- Coluna: Da Redação (05/09) qui, 5 de setembro de 2024
- Coluna: Direito e Justiça (05/09) qui, 5 de setembro de 2024
- Prefeitura conclui atendimento de endoscopias e reforça necessidade de atualização cadastral qui, 5 de setembro de 2024
- Prefeitura e Batalhão Ferroviário realizam desfile cívico-militar em comemoração ao feriado da Independência qui, 5 de setembro de 2024
- Eleitores com transferência temporária podem verificar local de votação no e-Título qui, 5 de setembro de 2024
> > Veja mais notícias...