Terça-feira, 16 de Abril de 2024 Fazer o Login

Araguarinos iniciam pagamento de IPVA e afirmam: dinheiro não é revertido devidamente

qui, 16 de janeiro de 2014 00:00
Escalonamento de vencimentos do imposto minimiza transtornos nos bancos e casas lotéricas. Foto: Arquivo

Escalonamento de vencimentos do imposto minimiza transtornos nos bancos e casas lotéricas. Foto: Arquivo

MEL SOARES – Nesta quarta-feira, os araguarinos começaram a acertar o pagamento do IPVA, de acordo com o das placas. Parte deles prefere o parcelamento, outros optam pela quitação que oferece desconto.

A reportagem esteve em casas lotéricas, as quais estão recebendo o pagamento de até dois mil reais. Conforme informado, o pagamento do DPVAT (seguro) e licenciamento são feitos mediante a apresentação de boleto, emitido pelo site www.detran.mg.gov.br. Quanto ao IPVA, apenas apresentando o número do Renavam, o contribuinte faz o pagamento na lotérica.

Para o proprietário de uma casa lotérica, Teodolino Américo de Melo (Didi), os dias de vencimento foram importantes para não tumultuar  os locais mais procurados pela população.

O contribuinte Carlos Magno é dono de dois veículos e preferiu pagar a vista o IPVA de um dos carros. “O valor total de um deles que acabei de quitar é de aproximadamente R$ 500. No entanto, o valor do outro é quase o triplo, por isso, optei pelo parcelamento”, explicou.

Para os contribuintes entrevistados, o total arrecadado não é revertido em benefícios para os cidadãos. “Todo início de ano somos obrigados a cumprir nossas obrigações, mas, infelizmente as privatizações demonstram o descaso e a corrupção no Brasil que não destina o dinheiro para o bem comum”, ressaltaram.

De acordo com informações, o IPVA é um imposto cobrado e recolhido pelo Estado, que deve repassar 50% da arrecadação para as prefeituras dos municípios onde os veículos são registrados.

A arrecadação do IPVA é incorporada à receita do município e não necessariamente voltada para a manutenção e recuperação das vias urbanas. Cabe ao poder público aplicá-la da maneira conveniente, para os diversos serviços públicos, como educação, saúde e segurança.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: