Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Araguari supera a marca de 250 crimes violentos no ano

qua, 13 de dezembro de 2017 05:03

Da Redação

Autoridades prometem melhorias para 2018 em todo o estado

Homicídio tentado e consumado, estupro tentado e consumado, estupro de vulnerável tentado e consumado, roubo, extorsão mediante sequestro e sequestro e cárcere privado. Estas são as modalidades de crimes violentos, de acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais (SEDS) órgão oficial responsável pela publicação das estatísticas de criminalidade em território mineiro.

Material apreendido pela PM com suspeitos de roubo em comércio ** Divulgação

Material apreendido pela PM com suspeitos de roubo em comércio
** Divulgação

 

Os números estão sendo atualizados, mas os dados parciais apontam crescimento no índice de homicídios. Até ontem, dia 12, eram 45 casos (25 consumados e 20 tentados). Durante os 12 meses do ano passado, foram 29 homicídios, sendo 16 com vítimas fatais. O aumento é preocupante, apesar de a maioria ser considerada como traficocídio – acerto de contas no mundo das drogas.

Outra modalidade que assusta a população se trata dos roubos, também conhecidos como assaltos. Apenas em oito meses de 2017 foram registrados 176 ataques consumados, conforme relatório da SEDS. O total do ano passado chegou a 206 ocorrências dessa natureza. No entanto, considerando a média mensal, o município deve ficar bem acima ao final de 2017.

Mas nem tudo é negativo no levantamento da criminalidade. Segundo o órgão, não houve registros de sequestro e cárcere privado, enquanto que foram atendidas três solicitações em 2016.

No quesito estupros, policiais de Araguari apuraram 12 casos, dez consumados e dois tentados. Ano passado não houve tentativas, mas 19 ocorrências foram registradas envolvendo vítimas dessa barbaridade, inclusive menores de idade.

A reportagem levantou que a criminalidade violenta teve seu ápice em agosto, com 28,10%. Por outro lado, abril foi o mês mais tranquilo, com 17,03% de ataques. Nessa estatística não constam os meses de setembro, outubro e novembro.

EXPECTATIVA

O Comando da Polícia Militar em Minas Gerais afirmou que, em 2018, devem ser priorizadas duas ações pelo Governo do Estado: a ampliação das bases móveis e do programa de digitalização da rede de comunicação da Polícia Militar. Este último, que migra a rede do sistema analógico para o digital, permite maior rapidez e qualidade nas comunicações, vez que elas passam a ser criptografadas, tornando seu acesso restrito.

A Chefia da Polícia Civil de Minas Gerais informou que a perspectiva para o próximo ano é reformar os prédios nas unidades da instituição em todo o Estado. Outro ponto a ser focado é a capacitação dos servidores para garantir, em especial, a estruturação da Coordenadoria de Recursos Especiais, possibilitando melhor apoio às unidades policiais na investigação de crimes graves e violentos. Além disso, há o reforço nas investigações com a nomeação de 116 novos investigadores e a previsão de realização de concurso para 76 delegados.

A Superintendência de Planejamento, Orçamento e Finanças da Secretaria de Estado de Administração Prisional assegurou que uma das ações priorizadas para 2018 é a ampliação de vagas no sistema prisional na capital e interior. Para tanto, o Estado deverá utilizar recursos de fundo nacional, ampliar os convênios com as Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) e reorganizar as cadeias da Polícia Civil.

1 Comentário

  1. Janis Peters Grants disse:

    Prezado Redator,

    Houve uma época em que ARAGUARI era sinônimo de QUALIDADE DE VIDA, e qualquer pessoa que tivesse a oportunidade de conhecê-la, expressava natural e espontaneamente uma vontade, um desejo de nela residir.

    – Sim, eu mesmo me enquadro no pensamento relatado acima, onde, no final de 1986, logo após uma delicada cirurgia nos olhos, fui assaltado ao sair da Faculdade em Brasília, e, cano de revolver enfiado no meu nariz, tive que negociar pela minha vida com três malandros ORDINÁRIOS, típicos seres humanos que não valem o ar que respiram, certamente Nobres Clientes de algum Profissional por lá… até hoje …

    Se eu tomasse uma PORRADA nos OLHOS …

    Sobrevivi, e em janeiro de 1987, ENXERGUEI uma irrecusável oportunidade de mudar-me para Araguari, onde residi até 2007, saindo contrariado, aproveitando oportunidade de emprego em Uberlândia, permanecendo por lá até 2014, de onde mudei-me para acompanhar Pai e Mãe, idosos, aqui, em Ouvidor e Três Ranchos, Goiás.

    Brasília… Araguari… Uberlândia… Três Ranchos…

    Resido atualmente – até encerramento de DOIS INVENTÁRIOS, em um Município com MENOS DE TRÊS MIL HABITANTES, que possui OS MESMOS PROBLEMAS de uma Cidade com quase 120.000 … Gestão Pública em todos os viés, dentre eles, A CRIMINALIDADE LOCAL.

    A poucos metros da minha residência, é sabido por todos os GATOS, CALANGOS, PARDAIS & AUTORIDADE da COMARCA, que reside um praticante de ilícitos de altíssima periculosidade, que mantém um impressionante DELIVERY 24hs, cuja rotatividade inveja COMERCIANTES de qualquer outra Comarca. Aceita-se pagamento em espécie, em cheques, e até aquela maquininha de Cartões de Débito e Crédito, que – pela Legislação Tributária, deveria existir apenas conjugada com CUPONS FISCAIS de vendas de mercadorias…

    Participo sempre das Sessões prá lá de Ordinárias na Câmara Municipal, e em uma delas, os Nobres Edis relataram – consta em ATA – preocupação com o EFETIVO POLICIAL da Cidade, já contrariados ( os Policiais ) com o INFERNAL e DESGRAÇADO …

    … PRENDE, FATURA & SOLTA …

    … câncer maldito da nossa Sociedade …

    … onde, o FARDADO continua relatando no TCO/BO em uma DELEGACIA, e o FDP do Nobre Cliente já sai dali, acompanhado e protegido pelo seu BASTANTE Nobre PROCURADOR.

    Eu não sei aonde isso irá parar.

    Eu tenho convicção, e espero continuar com ela, de que VOCÊ que acabou de ler esse imenso texto somente iria concordar com algo aqui, a partir do momento em que – PESSOALMENTE – ou por pessoa amada, passasse por uma experiência desagradável e traumatizante como UM CRIME…

    … e olha que eu estou me referindo justamente A UM BANDIDO SER SOLTO, no menor espaço de tempo, após ser capturado, na sua frente… ainda CURTINDO COM A SUA CARA.

    É lícito, muito rentável, e LEGAL. E o que importa, se é IMORAL ?!

    – Ah … mas e quanto à Sociedade ?!

    A Sociedade que fique à própria sorte.

    Atenciosamente,
    Janis Peters Grants.

Deixe seu comentário: