Araguari sedia reunião da FIEMG Regional Vale do Paranaíba sobre turismo e meio ambiente
sex, 24 de junho de 2022 11:24Da Redação
No dia 21 de junho, a FIEMG realizou uma reunião com empresários do turismo e entidades de classes, na sede da Associação Comercial e Industrial de Araguari (ACIA). A finalidade do encontro foi munir os empreendedores do turismo com informações sobre o desenvolvimento do setor, respeitando as condutas trazidas pelas leis ambientais.
Estavam presentes no encontro: o presidente da FIEMG Regional Vale do Parnaíba, João Pelegrini; o diretor da FIEMG Regional Vale do Parnaíba Mauro Cunha; o diretor da ACIA, Flávio Rosa; secretários municipais e representantes das esferas pública e privada do município. A reunião contou com 55 pessoas, com perspectiva de novos encontros neste formato no segundo semestre em 2022.
Araguari investe de maneira expressiva no turismo local, uma prova disso é o “inventário da oferta turística”, lançado em fevereiro deste ano em parceria com o SEBRAE. O inventário traz um balanço minucioso das ferramentas turística do município, como: identificação de atrativos; necessidade de infraestrutura; definição de possibilidades; serviços; desafios; entre outras comprovações para um planejamento que incentive e amadureça o turismo na cidade, criando, com isso, emprego e renda.
De acordo com o diretor da FIEMG, Mauro Cunha, o encontro se fez necessário, pois a instituição notou que muitos empresários do meio rural desejam investir ainda mais no setor e para isso precisam conhecer algumas normas.
Na reunião foram abordados diversos temas para que o investidor possa entender algumas peculiaridades sobre o Licenciamento Ambiental, o uso da água, entre outros.
Vale destacar, que o Corpo de Bombeiros também participou do encontro para esclarecer algumas dúvidas sobre as queimadas.
Mauro Cunha também informou que o foco da reunião foi apresentar formas de implementar o turismo, sem agredir o meio ambiente. Segundo o diretor da FIEMG, o turismo está ligado à indústria e por esse motivo a federação se preocupa tanto com o desenvolvimento do setor.
Os empresários que quiserem transformar o seu negócio em um ponto turístico, podem procurar a FIEMG para saber quais são os documentos necessários e também para obterem mais informações sobre o assunto.
“A ADESA, como uma agência de desenvolvimento, está com o braço forte ligado ao turismo. Em conversas com alguns proprietários de possíveis locais rurais para a exploração do turismo de natureza, constatamos que uma das deficiências que esses profissionais tinham era saber como proceder, com relação à questão ambiental. Em uma conversa com Mauro Cunha, ele disponibilizou os técnicos da FIEMG para virem para Araguari e assim esclarecerem essas questões”, disse a consultora da Agência de Desenvolvimento de Araguari (ADESA), Fernanda Debs.
“Com certeza o encontro veio esclarecer dúvidas de vários empreendedores que querem investir nessa área. Muitos se sentem perdidos, por isso, é o início de um trabalho que precisa ser continuado. As principais dúvidas sanadas foram em relação ao uso da água, construção de fossas e documentação. Por isso nós agradecemos ao Maurinho por liderar e realizar a reunião”, finalizou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Karla Fernandes.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- O candidato em quem o próprio partido diz não confiar dom, 9 de agosto de 2026
- Minas registra queda do analfabetismo sáb, 8 de agosto de 2026
- Cooperativa recupera R$ 622 milhões do Funrural sex, 7 de agosto de 2026
- 273 municípios podem aderir à universalização do saneamento; saiba quais sex, 7 de agosto de 2026
- Expocachaça reúne 2 mil rótulos em BH qui, 6 de agosto de 2026
- Missão do SINDVEL ao Vietnã busca ampliar autonomia tecnológica do Vale da Eletrônica qui, 6 de agosto de 2026
- Tráfego na BR-365 terá fiscalização reforçada a partir desta quinta-feira, 6 de agosto qui, 6 de agosto de 2026
- Câmara retoma sessões ordinárias e aprova projetos do Executivo qui, 6 de agosto de 2026
- Agosto Dourado destaca benefícios da amamentação para mães e bebês qui, 6 de agosto de 2026
- MOMENTO DE VÔLEI – 06 DE AGOSTO qui, 6 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...
