ARAGUARI SE DESPEDE DO TENENTE EXPEDITO
ter, 24 de dezembro de 2019 05:04Edmar César
Presidente da Academia de Letras e Artes de Araguari -ALAA
Aos cento e três anos de idade, no último dia vinte e um, Expedito Ferreira dos Santos ou, simplesmente e carinhosamente, “Tenente Expedito”, professor de educação física, escritor, instrutor do Tiro de Guerra – TG 57 –, colaborador do Jornal Gazeta do Triângulo, Secretário Municipal de Desenvolvimento e Agricultura, filho ilustre e querido de coração e por adoção de Araguari, despediu-se do convívio de sua terra que tanto amou, deixando marcas indeléveis que nem o tempo irá apagar.
Nascido em Santo Hipólito, pequena cidade mineira às margens do rio das Velhas, banhada, também, pelas águas do rio Pardo, antigo distrito de Corinto-MG, a 240 km de Belo Horizonte, no dia 27 de abril de 1916. Filho de uma família numerosa de treze irmãos, sendo sete mulheres e seis homens tendo à frente seus pais, José Ferreira dos Santos e Maria Leopoldina Ferreira.

Tenente Expedito
Desde cedo o santo-hipolitense Expedito demonstrou seu espírito guerreiro e sua vocação para a carreira militar, vindo a se alistar e a prestar serviço, inicialmente, no 10º Regimento de Infantaria, tradicional Organização Militar do Exército Brasileiro com sede na capital mineira. Desde então, começou sua trajetória militar passando por diversas Unidades e realizando vários cursos, como o de Aperfeiçoamento de Sargento no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva habilitando-o a permanecer no Exército e, também, a conhecer as atribuições de Instrutor de Tiro de Guerra – TG. Antes de ser transferido para o Tiro de Guerra de Araguari que era seu maior anseio, foi instrutor no TG 326 de Santa Rita do Sapucaí, serviu ainda no TG de São Lourenço, no TG 89 de Ouro Fino e por fim, no TG de Curvelo.
Em novembro de 1949, aos trinta e três anos de idade, juntamente com a esposa Nílcia Bacci e seu primeiro filho Weber, chega em Araguari, o então, Sargento Expedito para assumir a função de Instrutor do Tiro de Guerra TG 57. Seu primeiro contato com a cidade ocorreu no ano de 1943, quando participara, como professor de educação física, formado pela escola do Exército, de uma caravana esportiva com equipes de vôlei e basquete da cidade de Pouso Alegre que esteve em Araguari, quando ainda servia no 12º Batalhão de Caçadores de Jacutinga-MG. Desde então, alimentou o sonho de vir a residir em Araguari, como ele mesmo relata em seu livro Traços de Minha Vida – mais de meio século a serviço de Araguari: “Colhi as melhores impressões do que vi e fui impulsionado a assumir o compromisso muito íntimo de mais cedo ou mais tarde, vir a morar nesta cidade como Instrutor do TG 57”. Fato que acontecera após nove anos.
Tenente Expedito fez história na cidade de Araguari. Como instrutor do TG 57 e professor de educação física do Colégio Regina Pacis e do Estadual, idealizou e realizou diversas obras e atividades na cidade com apoio e participação de seus atiradores, alunos e colaboradores. A construção do complexo desportivo e ginásio do Regina, da construção da sede do TG, hoje, sede do Batalhão da Polícia Militar; a realização da tradicional Olimpíada Estudantil e Corrida da Fogueira, apresentações de ginástica acrobática, enfim, implementou e proporcionou nova vida nos esportes de Araguari.
Em 1959, como Subtenente, ao completar seu tempo de serviço militar, despede-se da ativa do Exército Brasileiro indo para a reserva como 1º Tenente. Retornando à vida civil, irrequieto, inteligente e dinâmico como sempre, o criador de ideias dá sequência ao trabalho e colabora de forma direta, operacional, prática e vibrante em prol da sociedade araguarina, realizando feitos relevantes para o desenvolvimento do município: criou a Cooperativa Agropecuária de Araguari, implementou a Patrulha Agrícola, construiu o complexo da represa das Araras e criou o condomínio Recreio das Araras, elaborou valiosíssimo plano que resultou na criação do coletivo urbano da cidade, em 1969 e tantos outros feitos. Um ano depois, divulgou pelo jornal Gazeta do Triângulo importante artigo com o título “Contribuições para o desenvolvimento de Araguari”, com grande repercussão e que foi utilizado e colocado em prática, posteriormente.
Nesse trabalho de amplo estudo desenvolvido pelo Tenente Expedito, dentre outros versava sobre a industrialização de Araguari, turismo e cultura, urbanização do Bosque, diversificação agrícola destacando a cultura do café, enfim, uma série de propostas que vieram a contribuir, no futuro, com o desenvolvimento da cidade. Devido à sua grande capacidade criativa e inteligência aflorada, em 1992, elaborou um volume sob o título “Sugestões ao futuro prefeito de Araguari”, contendo uma variada coletânea de ideias.
No governo do prefeito Milton de Lima Filho foi convidado para ser seu Secretário de Desenvolvimento e Agricultura, função que desempenhou com esmero e responsabilidade, deixando grandes feitos resultado de seu trabalho incansável frente a sua pasta, destacando-se como um dos secretários mais atuantes daquela gestão.
O saudoso deputado e prefeito Milton Lima não se cansou de elogiar seu secretário: “Foi a Expedito que confiei a missão de visitar Barbacena, Votuporanga para ir nessas cidades melhor enfronhar-se da viabilidade da introdução neste município do bicho-da-seda e do maracujá. Foi ele que esposou com o entusiasmo cheio de ardor, a ideia que lhe transmiti de tentarmos a cultura cafeeira no cerrado tão ocioso quanto inútil de Araguari. No meu governo ele participou com denodo, com afinco, com o coração inflamado e sem nenhuma ambição”.
Tenente Expedito foi homenageado em 1970, como o “Homem do Ano” em votação feita pelo jornal Botija Parda e naquela oportunidade o respeitado cidadão araguarino Dr. Guaracy Faleiros Machado teceu uma homenagem que é o resumo de quem foi Expedito Ferreira dos Santos: “No “deserto de homens e de ideias” há oásis que reconfortam e estimulam: são os Expeditos, fervilhante ideal que, armados tão somente de boa vontade e modéstia, conseguem fazer a grandeza de uma geração.
Em 2008, veio a lume o livro de sua autoria “Traços de Minha Vida – mais de meio século a serviço de Araguari”, obra fantástica com trezentas e quarenta e uma páginas com lições valiosíssimas abrangendo sua autobiografia, seu trabalho, suas realizações, orientações e sugestões para uma boa gestão pública. Tudo que fez, durante seus setenta anos de Araguari foi em prol da terra que sempre amou. Assim diz o centenário Expedito Ferreira dos Santos: “Todas as iniciativas e as suas realizações foram resultados de esforço próprio, sendo que em alguns casos cheguei às raias do sacrifício pessoal, mas as suas conclusões sempre me confortaram, por ter atendido aos interesses da comunidade araguarina”.
Em nome do jornal Gazeta do Triângulo, receba Tenente Expedito nossa homenagem póstuma de gratidão e de reconhecimento pela sua passagem de luz e de grandes realizações para a comunidade araguarina e a seus familiares os nossos sentimentos e o desejo de reconforto.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- ARAGUARI EM PROGRESSO – 15 DE NOVEMBRO sáb, 15 de novembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 15 DE NOVEMBRO sáb, 15 de novembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 15 DE NOVEMBRO sáb, 15 de novembro de 2025
- Esporte, natureza e aventura marcam o WOS Festival Serra da Bocaina sáb, 15 de novembro de 2025
- Tupaciguara celebra o futuro da educação com a 4ª Feira do Conhecimento e Boas Práticas sáb, 15 de novembro de 2025
- Recopa dos Campeões Interbairros sáb, 15 de novembro de 2025
- Araguari promove regularização fundiária do Núcleo Novo Horizonte sáb, 15 de novembro de 2025
- Rodovias estaduais que cortam Araguari recebem reforço no policiamento diante do feriado sáb, 15 de novembro de 2025
- Polícia Civil cumpre mandado de busca e prende suspeito por armazenar vídeos de pornografia infantil em Tupaciguara sáb, 15 de novembro de 2025
- Período da Piracema segue tranquilo e sem autuações por parte da Polícia Militar de Meio Ambiente sáb, 15 de novembro de 2025
> > Veja mais notícias...
