Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Araguari regride para a onda amarela

sex, 23 de outubro de 2020 00:10

Da Redação

Na onda amarela, continuam permitidos bares e restaurantes com consumo nos locais

Na onda amarela, continuam permitidos bares e restaurantes com consumo nos locais

A classificação das fases de abertura das atividades socioeconômicas nas macrorregiões de saúde, previstas no plano Minas Consciente, sofreu novas alterações. Sendo assim, as cidades que compõem a região Triângulo do Norte, como Araguari, devem regressar para a onda amarela, uma vez que apresentaram piora nos indicadores relacionados à covid-19. De acordo com o Comitê Extraordinário Covid-19, a decisão tem como objetivo evitar a sobrecarga do sistema de saúde.
Em entrevista, o secretário de estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, ressaltou que apesar da maioria do território estadual estar em uma condição melhor em relação ao vírus, ainda é preciso ter cuidado para que a doença não volte a ganhar força. “Com uma flexibilização maior da sociedade, com as pessoas podendo sair para trabalhar e conviver mais próximas, é fundamental que se mantenha o distanciamento e a higienização e, que se utilize a máscara. É isso que vai garantir que nós, a cada dia, venhamos a progredir para a onda verde e retornar com segurança ao novo normal”, disse.

A decisão leva em consideração o aumento rápido dos casos de covid-19 na região

A decisão leva em consideração o aumento rápido dos casos de covid-19 na região

Desta forma, a decisão está valendo a partir de sábado, 24. Araguari deverá restringir as atividades que foram autorizadas na onda verde. Permanecem liberados os bares, incluindo consumo no local, as autoescolas e cursos de pilotagem; além de salões de beleza e atividades de estética. Também podem continuar em funcionamento o comércio em geral, como lojas, papelarias, lojas de móveis e imobiliárias. As academias e clubes estão liberados com restrições, dentre outros. Está proibida a realização de eventos e festas, no intuito de evitar aglomerações.

Conforme ressaltou o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Araguari (CDL), Pedro Luiz, desta vez não existe opção de escolha por parte do Executivo, como ocorreu anteriormente. “A cidade retorna para a onda amarela e assim, pedimos a conscientização da população. Vamos agir de forma consciente e continuar nos resguardando para preservar nossa saúde, de nossa família e amigos”, afirmou.

A taxa de letalidade da doença em Araguari está em 2,13%, conforme os dados divulgados nesta quinta-feira, 22, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). O informativo mostra, ainda, que a cidade já registrou 4.230 casos confirmados e 574 pacientes seguem em acompanhamento. Conforme o informativo, a cidade chegou a 90 mortes confirmadas. Em contrapartida, os dados municipais são maiores, inclusive no número de óbitos: foram computadas 91 mortes na cidade.

As duas últimas mortes registradas pela secretaria de Saúde se tratam de um paciente masculino de 82 anos e outro do sexo feminino, de 89 anos. Os diagnósticos positivos chegaram a 4.260 nesta quinta-feira, quando a taxa de ocupação de leitos de UTI caiu para 90%, sendo assim, são nove pacientes internados e outros 16 em enfermaria. Os demais leitos que foram recadastrados ainda não estão em uso.

Ondas

São três as ondas nas quais as macrorregiões são classificadas, de acordo com o plano: a vermelha, em que apenas os serviços essenciais podem funcionar; a amarela, a qual permite que alguns serviços não-essenciais sejam abertos; e a verde, que possibilita o funcionamento dos serviços não-essenciais e com maior risco de contaminação.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: