Sexta-feira, 10 de Maio de 2024 Fazer o Login

Araguari realiza X Conferência Municipal da Assistência Social

ter, 23 de junho de 2015 08:17

Da Redação

Milhares de araguarinos são beneficiados diariamente pelo trabalho de assistência social, cuja política nacional é promover o bem-estar da população.

10ª edição contará com palestra, ministrada pela secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho de Uberlândia Denise Ferreira Portes de Lima

10ª edição contará com palestra, ministrada pela secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho de Uberlândia Denise Ferreira Portes de Lima

 

Para contemplar ainda mais este setor, Araguari sediará a X Conferência Municipal da Assistência Social, que acontece na tarde desta quarta-feira, 24, no salão da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

O encontro, realizado em diversas cidades do Brasil, tem o objetivo de avaliar a implementação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), contando ainda com diversas apresentações culturais. Em Araguari os participantes contarão com a presença da secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho de Uberlândia Denise Ferreira Portes de Lima, que ministrará palestra.

Segundo Luz Marina de Alarcão Carísio, integrante da equipe de gestão da secretaria municipal de Trabalho e Ação Social e do Conselho de Assistência Social, diversas propostas foram discutidas nas pré-conferências, com a intenção de fortalecer os vínculos familiares, oferecendo os subsídios necessários para possibilitar uma vida digna à comunidade.

“Uma das nossas propostas, que será encaminhada para a conferência estadual em outubro, trata-se da aprovação da lei de instituição do Suas, o que garantirá a sua legalidade, sendo adequada a lei orgânica do município”, adiantou Luz Marina.

Conforme informações, o Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco e tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono; maus-tratos; abuso sexual; uso de drogas, entre outros aspectos.

Em Araguari, a Política do Suas é realizada em diversos departamentos da secretaria de Trabalho e Ação Social, como o CREAS (Centro de Referência e Assistência Social) e CRAS (Centro de Referência Social).

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: