Araguari mantém tendência de aumento do número de óbitos e resultados positivos da covid-19
qui, 20 de agosto de 2020 08:56Da Redação
Especialistas em saúde destacam que o estado está vivenciando um platô mais duradouro que outros lugares, com números altos de casos e mortes decorrentes do novo coronavírus e que “não é momento para relaxar”. Desta forma, a principal recomendação continua sendo o uso de máscaras e álcool em gel, além de permanecer em casa sempre que possível. No entanto, o índice relacionado ao distanciamento social está caindo devido à reabertura do comércio, por meio do plano estadual Minas Consciente.

Os dados têm aumentado em todo o estado e preocupam os comerciantes devido a possibilidade de regressão no Minas Consciente
Em Araguari não é diferente: maior número de pessoas tem sido visto nas ruas da cidade diariamente e, para muitos, a situação tende a influenciar novas notificações da doença, motivando ainda a possibilidade de serem impostas medidas mais restritivas. “As pessoas não têm respeitado as orientações para evitar a contaminação e, agora, a culpa recai no comércio que precisa manter suas portas abertas. Pedimos a compreensão de todos, que saiam de suas casas somente se necessário e cuidem de seus familiares”, afirmou o comerciante Júlio Aparecido Reis.
E de fato, os dados relacionados à doença continuam aumentando na cidade. Segundo verificou a reportagem, são 1.955 casos confirmados e outras 325 pessoas acompanhamento, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) na manhã desta quarta-feira, 19. Mais um óbito confirmado entrou para a lista, totalizado 54 mortes causadas pelas complicações da covid-19. Além disso, são 1.576 pacientes recuperados até o momento. Os dados municipais também apontam aumento no número de óbitos: são 55 confirmados, tendo sido registrada mais uma morte, referente a um paciente de 52 anos. Outras três seguem em investigação.
A cidade tem, ainda, dois mil diagnósticos positivos, 935 suspeitas da doença e a internação de 44 pessoas, sendo 19 pacientes em UTI e 25 em enfermaria, conforme o boletim epidemiológico municipal. A taxa de ocupação de leitos de UTI nesta quarta-feira chegou à 95%. Pelo menos 1.579 pessoas já se recuperaram da covid-19 na cidade. Para ampliar o atendimento aos pacientes, a administração municipal republicou o edital de credenciamento nº. 006/2020, visando a contratação emergencial de médico clinico geral com especialidade em psiquiatria para atendimento no Hospital de Campanha por um período de até quatro meses.
Os documentos devem ser entregues no Departamento Administrativo de Licitações da Secretaria de Saúde, situado à rua Doutor Afrânio n. º 163, ou via e-mail: licitacaosaude2@gmail.com, a partir das 13h do dia 21 de agosto. Assim, estão revogadas todas as orientações anteriores. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 3690- 3214.
Além disso, o município firmou um convênio com a Santa Casa de Misericórdia. Sendo assim, será feito um repasse em parcela única no valor de R$1.440.000,00 referente ao Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo Coronavírus, destinado à manutenção dos leitos de UTI adulto. Quanto aos dados estaduais, a reportagem verificou que nos últimos 15 dias, Minas Gerais registrou o segundo maior número de mortes provocadas pela covid-19 no Brasil chegando a 4.436 mortes confirmadas e 181.158 casos positivos, sendo que outros 29.476 seguem em acompanhamento. Os mineiros ficaram atrás apenas dos paulistas em relação a vidas perdidas pela doença neste período, uma vez que o estado vizinho registrou 3.544 óbitos, conforme os dados são do Consórcio da Imprensa.
Sobre isso, a Secretaria de Estado de Saúde informou em nota que é importante destacar a mudança na metodologia adotada pela SES-MG na divulgação das informações, diferenciando a data da constatação do óbito e a data da notificação. O número divulgado é um compilado de vários óbitos e não significa que eles aconteceram nas últimas 24 horas. Assim, quando se avalia a data da ocorrência do óbito, o cenário indica uma tendência de estabilização.
Além disso, a pasta ressalta que a curva da pandemia no estado teve um formato diferenciado, evitando um pico que estrangulasse a capacidade de assistência, diminuindo o número de óbitos. Isso possibilitou que Minas Gerais apresentasse a menor taxa de mortalidade do país, no contexto geral. “Ao falar de óbitos qualquer número gera desconforto, por isso a SES-MG continua trabalhando para combater a pandemia, trabalhando em consonância com as melhores práticas internacionais no que tange às suas responsabilidades, destacou.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Espetáculo da Cia. Cultural EMCANTAR terá apresentações e oficinas em Uberaba, Pará de Minas, Patos de Minas e Paracatu dom, 20 de setembro de 2026
- Mulher é salva após homem tentar contra a vida de sua ex-companheira dom, 20 de setembro de 2026
- INTERBAIRROS TEM RODADA DECISIVA NA BRIGA PELAS SEMIFINAIS – LAF dom, 20 de setembro de 2026
- Prefeito e vice de Grupiara deixam cargos nesta sexta-feira após cassação mantida pelo TRE-MG dom, 20 de setembro de 2026
- Feira de Artesanato de Araguari reúne criatividade, cultura e tradição neste sábado dom, 20 de setembro de 2026
- Prefeitura de Douradoquara avança em nova etapa da construção da Vila Paris dom, 20 de setembro de 2026
- Campanhas seguem tranquilas e sem registros de ocorrências em Araguari dom, 20 de setembro de 2026
- Campanha de vacinação antirrábica segue em Araguari com atendimento em diversos pontos dom, 20 de setembro de 2026
- AMADORÃO: TERCEIRA RODADA TEM QUATRO JOGOS NESTE DOMINGO – LAF dom, 20 de setembro de 2026
- Sigma é escolhida pela Nasdaq para tocar sino na Semana do Clima de Nova York após atingir 100% de circularidade dom, 20 de setembro de 2026
> > Veja mais notícias...
