Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Araguari figura entre as cidades que apresentam índice de dengue “muito alto”

qui, 28 de fevereiro de 2019 05:43

Da Redação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) divulgou, na última segunda-feira, 25, um novo boletim epidemiológico de monitoramento dos casos de dengue, febre chikungunya e zika no estado de Minas Gerais. A previsão de que os casos prováveis das doenças aumentariam em Araguari se confirmou. Os dados foram colhidos entre 1º de janeiro a 25 de fevereiro.

O Estado está em situação de alerta para esse aumento no número de casos das doenças transmitidas pelo aedes

O Estado está em situação de alerta para esse aumento no número de casos das doenças transmitidas pelo aedes

 

De acordo com o relatório, Araguari está entre as cidades que apresentam índice considerado “muito alto” no Triângulo Mineiro. No município de Uberlândia, por exemplo, foram registrados ainda 3.436 casos de dengue; em segundo na listagem está João Pinheiro com 883. Araguari aparece logo em seguida, sendo confirmados na cidade 753 prováveis casos.

A febre chikungunya também preocupa os araguarinos, pois foram contabilizados 14 possíveis casos que são aqueles confirmados e em investigação. Até o momento, não foi registrado nenhum relacionado à Zika. Apesar do número, também não houve registro de óbitos suspeitos no município.

O Estado, por sua vez, registrou 30.352 casos prováveis de dengue, além de 14 óbitos que estão sendo verificados se há relação com a doença, dois a mais do que no último boletim, divulgado no dia 18 de fevereiro. O número de óbitos supera os nove confirmados em 2018.

O Estado está em situação de alerta para o aumento no número de casos, mas segundo aponta a SES-MG, “um registro maior é esperado para este período, pois, são meses quentes e chuvosos devido à sazonalidade da doença. Por isso, com as chuvas registradas nas últimas semanas, a tendência é de que os próximos boletins apresentem alta no número de casos prováveis das doenças”.

Na tentativa de diminuir os casos, em Araguari o trabalho foi intensificado, principalmente em áreas com maior índice de infestação de larvas. Para isso, a equipe do departamento de Zoonoses vem desencadeando ações como visitas domiciliares e limpeza em casas abandonadas e terrenos baldios.

Segundo o coordenador do departamento, Vicente de Paula Marques de Oliveira, o município vive um surto de dengue e, caso não seja controlado, pode virar uma epidemia. “Apesar de todo o trabalho e empenho da secretaria de Saúde, não é possível controlar o surto sem a ajuda da população. Estamos comparecendo em locais com maior índice, mas a maioria dos focos se encontra dentro de casa. Por isso a população precisa se conscientizar de que é preciso cuidar dos quintais. Essa é uma grande questão que enfrentamos diariamente”, ressaltou.

Ao longo desta semana, também está sendo utilizado na cidade o Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido como fumacê. O caminhão está percorrendo os bairros do município principalmente no fim da madrugada, início da manhã e entardecer.

Casos prováveis de Dengue na região

  • Uberlândia 3.436
  • João Pinheiro 883
  • Araguari 753
  • Prata 336

 

Casos prováveis de Chikungunya na região

  • Araguari 14
  • Uberlândia 11
  • Uberaba 7
  • Santa Vitória 5
  • Sacramento 3

1 Comentário

  1. Sílvio disse:

    Só nos resta parabenizar a atual gestão por seu precioso fracasso administrativo. Araguari está no abandono.

Deixe seu comentário: