Araguari contempla 100% do transporte escolar municipal
ter, 10 de maio de 2022 08:06Da Redação
Na última sexta-feira, 6, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Educação finalizou mais um credenciamento dos vanzeiros, responsáveis pelo transporte escolar municipal. A finalidade dessa ação é proporcionar mais segurança aos alunos e incluir algumas rotas que não estavam no trajeto.
A importância social do transporte escolar é algo evidente para os moradores da zona rural, pois diversas vezes é a única forma de atender às demandas de deslocamento dos alunos que vivem longe do perímetro urbano, seja para começar, continuar ou concluir seus estudos.
De acordo com o secretário de Educação, Gilmar Chaves, ao todo o transporte escolar da zona rural de Araguari contempla aproximadamente 100 rotas e cada uma delas possui suas especificidades. Algumas são realizadas em dois turnos e podem precisar até de dois motoristas para suprir as necessidades dos alunos. Cerca de 60% a70% dessas rotas são credenciadas, existe um contrato direto entre os prestadores de serviços e a Secretaria de Educação, o que possibilita que os profissionais assegurem uma remuneração mais satisfatória.
Gilmar Chaves ainda destacou que o município segue uma norma do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que determina que o veículo para o transporte de alunos tenha no máximo sete anos de uso. Por essa razão vários credenciamentos foram realizados em 2022, onde alguns vanzeiros não conseguiram cumprir todos os critérios estabelecidos.
Outro ponto que merece ser esclarecido é com relação à pandemia da Covid-19. Nesse período, vários credenciados não puderam trabalhar de forma efetiva e isso fez com que grande parte deles migrasse para outros setores. Por causa disso, a prefeitura realiza novos credenciamentos, com o intuito de suprir a falta desses profissionais. Vale lembrar, que o credenciamento só pode ser realizado, quando existem os alunos para serem transportados.
“Vinte e três rotas ainda não haviam sido contempladas e no último credenciamento conseguimos avançar bastante, com a adesão de 20 credenciados. A partir de ontem, eles começaram nas rotas. A Secretaria de Educação ficou responsável pelas três rotas que restaram, dando suporte. É importante esclarecer que haverá credenciamento para últimas três rotas ”, finalizou o secretário de Educação.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Podcast "Café, Queijo e Prosa com o Presidente" recebe Marília Campos e Domingos Sávio em edições especiais sáb, 25 de julho de 2026
- Projeto de hidrogênio em Uberaba incentivado sáb, 25 de julho de 2026
- Parceria entre Prefeitura de Indianópolis e Sebrae busca fortalecer empresas locais com inovação e gestão sáb, 25 de julho de 2026
- Conselho de Fomento impulsiona novos investimentos e geração de empregos em Araguari sáb, 25 de julho de 2026
- Inscrições para o 57º Concurso Nacional de Contos e Poesias “Abdala Mameri” seguem abertas até 31 de julho sáb, 25 de julho de 2026
- Rei do Ovo/Botinas Zeus/RLB Evolution e Drogaria Resende/Cred Simples avançam e vão decidir o título do Trintão sáb, 25 de julho de 2026
- Parceria entre Prefeitura e Ilumina Araguari transforma sistema de iluminação pública do município sáb, 25 de julho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 25 DE JULHO sáb, 25 de julho de 2026
- Corrida de Revezamento para Romaria movimenta rodovias da região sáb, 25 de julho de 2026
- Domingo de decisão: Copa Araguari define os finalistas em rodada de grandes jogos sáb, 25 de julho de 2026
> > Veja mais notícias...
