Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Araguari avança para Onda Vermelha do Minas Consciente

qui, 1 de abril de 2021 00:16

Da Redação

Último boletim epidemiológico municipal, divulgado nesta quarta-feira, 31

Até o início de março, quando surgiu a Onda Roxa, a Onda Vermelha era a mais restritiva e temida, e o enquadramento de uma cidade à esta fase do Minas Consciente era situação de extrema preocupação. Ocorre que, o agravamento de casos da Covid-19 e o colapso do sistema de saúde em várias regiões fizeram com que o Governo de Minas criasse uma nova onda, impositiva, e totalmente restritiva. Hoje, o “avanço” à Onda Vermelha, é motivo de comemoração.

Depois de passar cerca de 30 dias na Onda Roxa do Minas Consciente, a macrorregião de Saúde Triângulo do Norte, a qual Araguari está inserida, a primeira a ser enquadrada na fase mais restritiva do plano, apresentou melhora em todos os indicadores relacionados à Covid-19 e pode avançar para a Onda Vermelha. A decisão foi tomada ontem, 31, pelo Comitê Extraordinário Covid-19 – grupo que se reúne semanalmente para avaliar a evolução da pandemia no estado – e passa a valer a partir do próximo dia 5.

A evolução do Triângulo do Norte para a Onda Vermelha do Minas Consciente ocorreu após a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) identificar queda de 18% na taxa de incidência nos últimos 14 dias na macrorregião. Na última semana, essa queda foi de 3%, demonstrando uma melhora nos indicadores da região após a adesão da população à Onda Roxa, desde 3 de março.

Com relação à variação no número de internações na macrorregião Triângulo do Norte, os índices caíram de 14,04% para 6,42% nas últimas três semanas, registrando o menor indicador entre as regiões mineiras.

Nesta fase do Minas Consciente, Onda Vermelha, é permitido o funcionamento de todas as atividades, desde que cumpram algumas regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas.

Na Onda Vermelha do plano Minas Consciente, o comércio volta a funcionar normalmente, seguindo as medidas de prevenção contra a Covid-19.

 

Compõem a macrorregião os seguintes municípios, além de Araguari: Uberlândia, Ituiutaba, Patrocínio, Monte Carmelo, Coromandel, Prata, Tupaciguara, Monte Alegre de Minas, Campina Verde, Santa Vitória, Capinópolis, Nova Ponte, Canápolis, Centralina, Estrela do Sul, Abadia dos Dourados, Iraí de Minas, Indianópolis, Araporã, Gurinhatã, Ipiaçu, Romaria, Cascalho Rico, Cachoeira Dourada, Douradoquara e Grupiara.

Além da macrorregião do Triângulo Norte, a microrregião de Patos de Minas (que está dentro da Noroeste) também avançou no programa. As outras localidades ainda não apresentaram uma queda sustentada na taxa de óbitos e de ocupação em leitos de UTI e, por isso, deverão seguir as medidas mais restritivas pelo menos até 11 de abril. As medidas são reavaliadas a cada sete dias pelo Comitê.

Durante a reunião, o governador Romeu Zema destacou que o momento ainda é difícil e pede cautela para preservar vidas. “Tivemos mais uma semana de recorde, tanto no Brasil quanto em Minas. Infelizmente, os números de óbitos e a taxa de ocupação de leitos estão subindo na maior parte das regiões. Seguimos com os esforços para ampliar leitos, apesar da falta de recursos, principalmente humanos, e, mais recentemente, de insumos. Contamos com o apoio da população para superarmos essa fase o quanto antes”, afirmou.

Em contato com o secretário de Gabinete, Flávio Soares, foi informado á Gazeta que deve ser publicado um novo decreto ainda hoje, 1º, mantendo as restrições atuais até no próximo domingo, 4, quando finda o prazo da Onda Roxa, sequentemente, na segunda-feira, já se flexibilizando as atividades no município.

 

Cenário Municipal: 300 óbitos confirmados

Nesta quarta-feira, 31, com mais dois óbitos confirmados, Araguari alcançou a marca de 300 mortes por Covid-19. O município contabiliza 10.310 casos de infecção pelo novo coronavírus, atualmente com 2.619 pacientes em monitoramento. Felizmente, 8.958 dos infectados já se recuperaram da doença. No que diz respeito à ocupação dos leitos de UTI, são 28 pacientes na Santa Casa de Misericórdia nas 30 vagas disponíveis. Ainda, estão ocupados 28 dos 53 leitos de enfermaria disponíveis nos hospitais de Araguari. As informações constam no último boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta quarta-feira, 31.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: