Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Araguari apresenta ligeira queda na quantidade de registros de dengue

qui, 1 de agosto de 2019 05:38

Da Redação

O número de casos prováveis de dengue (suspeitos e confirmados) em Araguari apresenta uma redução em comparação ao último levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Na 30º semana epidemiológica foram registrados 2.794 casos. De acordo com o novo boletim epidemiológico divulgado na segunda-feira, 29, agora, a cidade tem 2.766 casos contabilizados.

Apesar da redução, município continua figurando na lista dos municípios do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Apesar da redução, município continua figurando na lista dos municípios do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

 

Apesar disso, continua figurando na lista dos municípios do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas com incidência muito alta de dengue.  O número de casos relacionados a outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, também diminuiu. Segundo o balanço, na cidade são 104 casos de febre chikungunya e 7 de zika, diferente da última semana quando foram computados 133 e 13 registros respectivamente.

O boletim epidemiológico mostra ainda que até o momento, o município segue com apenas uma morte por dengue confirmada.  Segundo informações da secretaria de Saúde de Araguari, a redução se deve à atualização das informações a nível municipal e estadual junto ao sistema que pode demorar, dependendo do método de registros utilizado pelo município. Em Araguari, bem como em algumas outras cidades, o monitoramento epidemiológico é realizado manualmente, um processo demorado até que todos os dados sejam repassados ao controle do Estado.

Pela terceira vez consecutiva no mês, Uberaba apresentou queda acentuada nos casos prováveis de dengue. O município de Ituiutaba aparece com 2.306 casos e também apresenta ligeira queda na quantidade de registros em comparação à semana anterior. Por sua vez, Uberlândia registrou a maior incidência entre os demais municípios do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, com 31.573 casos.

Até o momento, em Minas Gerais são 460.721 casos prováveis de dengue. Também foram confirmados 117 óbitos por dengue. Em relação à febre chikungunya, são 2.665 casos prováveis da doença. Em 2019, até o momento, foi confirmado um óbito para chikungunya do município de Patos de Minas. Em relação à Zika, foram registrados 958 casos, até a data de atualização do boletim.

Diante dos números crescentes, o estado segue em situação de alerta. Para evitar a incidência de novos casos, a orientação da secretaria de Saúde de Araguari é continuar mantendo os cuidados básicos como evitar o acúmulo de água, uma vez que o mosquito deposita seus ovos em recipientes ou locais cheios do líquido.  Realizar uma rotina de limpeza em grandes reservatórios, como caixas d’água que são os criadouros mais produtivos de dengue, mas é importante ressaltar que as larvas do mosquito podem ser encontradas em pequenas quantidades de água também.

Além disso, continuam sendo realizadas visitas em imóveis do município. No mês de agosto a secretaria de Saúde através do departamento de Zoonoses e em parceria com algumas secretarias, pretende implementar ações preventivas de acordo com a necessidade de Araguari, além de providenciar novos equipamentos de auxílio para o trabalho realizado na cidade.

O secretário Guilherme Afonso ressalta ainda que a ajuda da população também faz a diferença, tendo em vista que grande parte do índice de larvas e água parada está nas residências. “O combate às doenças transmitidas pelo mosquito é um empenho coletivo, sério e que deve ser realizado todos os dias. Pedimos aos moradores que recebam os agentes de combate a endemias em suas residências e continuem atentos aos cuidados básicos, pois, somente conseguiremos reduzir os casos com a ajuda da população.”

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: