Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Após oito meses de curso, atividades do Pnaic são concluídas em Araguari

ter, 3 de dezembro de 2013 18:06

MEL SOARES – O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) programa do Governo Federal instituído pelo Ministério da Educação, tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até oito anos de idade.

A prefeitura de Araguari, por meio da secretaria de Educação aderiu ao programa e neste ano, o encerramento do pacto acontece hoje, 3, na Policlínica “Dr. Oabi Gebrin” das 8h30 às 16h, com a participação de  aproximadamente sessenta professores.

Em entrevista, a secretária de Educação, Iara Cristina Rodrigues Alves de Faria disse que os professores do 3º ano do ensino fundamental iniciaram em abril o curso, ministrado por três educadores capacitados pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia). “As atividades foram feitas durante as terças-feiras no CEM Mário da Silva Pereira e contribuíram muito para que o pacto se torne realidade para os nossos alunos”, disse.

Segundo ela, além de confraternização, o evento de encerramento contará com palestras e discussões entre grupos sobre os resultados. “Também serão ressaltados os pontos que precisam ser aperfeiçoados para trabalhar em sala de aula no próximo ano”, destacou.

Saiba mais

Os municípios, ao aderirem ao pacto, assumem o compromisso de alfabetizar as crianças de sua rede de ensino em Língua Portuguesa e Matemática até o terceiro ano do ensino fundamental. Em Minas, são 94 municípios participantes. O pacto é desenvolvido através da formação continuada presencial dos professores, distribuição e aumento de material didático e pedagógico voltado à alfabetização nas escolas, realização de avaliações sistemáticas e gestão, controle social e mobilização da sociedade e da comunidade escolar.
No país, a expectativa é de beneficiar 8 milhões de alunos através do pacto, alunos distribuídos em 400 mil turmas de 108 mil escolas da rede pública. Cerca de 360 mil professores alfabetizadores da educação básica estão envolvidos no projeto, além de 18 mil orientadores capacitados por 36 universidades públicas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: