Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Antidrogas promove campanhas em empresas

qui, 7 de agosto de 2014 15:45
A secretaria vai até o trabalhador e realiza abordagens sobre prevenção ao uso e consumo de drogas
A expectativa é que, em 2014, mais de 4 mil funcionários sejam atendidos. Foto: Divulgação

A expectativa é que, em 2014, mais de 4 mil funcionários sejam atendidos. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – A Secretaria Municipal Antidrogas e de Defesa Social (SMADS) tem buscado de forma intensiva atuar na prevenção e combate às drogas lícitas e ilícitas. As ações são feitas através de palestras, blitz educativas e por meio dos diversos projetos desenvolvidos ou apoiados pela pasta.

A fim de ampliar este atendimento, a SMADS criou a Rede Empresarial de Prevenção ao Uso de Drogas (Repud). Em parceria com os diretores e gerentes das áreas de recursos humanos de várias empresas de Uberlândia, a secretaria realiza abordagens sobre prevenção ao uso e consumo de drogas no ambiente de trabalho e na família dos trabalhadores.

Durante o período de atendimento na empresa, são realizadas reuniões, palestras, congressos, mesas redondas e debates para discutir o tema e criar um público consciente. Além destas ações, os funcionários recebem atendimentos psicossociais individualizados. Ao final é ministrado um curso de capacitação com o intuito de formar agentes multiplicadores dentro das próprias empresas.

O projeto foi criado em 2012, quando cerca de 2.000 funcionários foram atendidos. Em 2013, o projeto foi ampliado e o atendimento praticamente dobrou. Ao todo, 3.874 pessoas participaram das atividades. Os dados de 2014 ainda serão apurados no fim do ano, uma vez que a maioria dos atendimentos acontecerá no segundo semestre, mas a expectativa é que o número ultrapasse quatro mil funcionários atendidos.

“Em uma grande empresa de Uberlândia nós deixamos um agente multiplicador, que identificou a mudança de comportamento de um funcionário. Essa pessoa se abriu com o multiplicador e a própria empresa a encaminhou para o tratamento”, disse a assessora de Segurança e Inteligência da SMADS, Kátia Moreira. Segundo ela, a vaga deste funcionário foi assegurada até que ele se recuperasse.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: