Segunda-feira, 24 de Junho de 2024 Fazer o Login

Aluno de Araguari que conquistou Ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia visita astronauta Marcos Pontes

sex, 15 de dezembro de 2023 08:03

Da Redação

 

Dois alunos da E.E. Raul Soares se destacaram na 26ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada em maio deste ano em todo o território nacional. Arthur Ribeiro Martins Dias garantiu medalha de ouro e Samuel Luiz Ferreira Peixoto levou a medalha de bronze, ao atingirem o intervalo de notas definido pela competição. O professor Magno Alcântara Leite recebeu a medalha de Honra ao Mérito.

 

Com apoio do deputado federal Zé Vitor (PL-MG), a conquista chegou aos ouvidos do senador astronauta Marcos Pontes, que quis conhecer os estudantes. Na tarde de quarta-feira, 13, a comitiva de Araguari composta por Arthur, a mãe e o tio do jovem, Soraya Ribeiro e Galeno Ribeiro, além do professor Magno, foi recebida no gabinete do senador em Brasília. Samuel não pode comparecer na visita.

Comitiva de Araguari no gabinete do senador astronauta Marcos Pontes, em Brasília

 

Ao ser questionado pelo astronauta Marcos Pontes sobre como se sentia, Arthur respondeu: “nunca pensei que uma olimpíada de Astronomia e Astronáutica pudesse fazer com que eu chegasse tão longe, aqui, no Senado.” O jovem foi convidado a participar da Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

 

O astronauta Marcos Pontes parabenizou a conquista e enfatizou que o incentivo para o surgimento de novos talentos desde a educação básica é essencial para o sucesso dos programas especiais e tecnológicos. “De que adianta ter um equipamento de última geração sem o talento humano para operá-lo?,” indagou.

 

O deputado Zé Vitor acompanhou a visita e também destacou a importância da iniciativa. “Sou de uma família de professores, também sou professor universitário, então acredito que tudo o que envolve educação, merece nossa atenção sempre,” concluiu.

 

 

Estrelas em Ascenção

O resultado obtido pela escola foi possível graças ao projeto Estrelas em Ascenção, que constituiu em preparar os estudantes com treinamentos específicos, oficinas e simulação de provas. Destaque para o incentivo da diretora, Luciana de Sousa Manoukian, e do engajamento dos professores responsáveis: Magno, João Vitor Crisóstomo da Costa e Evanice Urbano.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: