Alfândega bloqueia medicamentos adquiridos pelo Ministério da Saúde
qui, 12 de fevereiro de 2015 01:06A imunização para crianças previne contra sarampo, caxumba e rubéola
DA REDAÇÃO – A alfândega da Receita Federal do Brasil barrou medicamentos, originários da Índia, adquiridos pelo Ministério da Saúde. Entre eles está a vacina Tetra Viral, uma atualização da vacina tríplice viral que consiste na combinação de vírus vivos atenuados contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.
A informação foi repassada pela coordenadora de Epidemiologia da secretaria de Saúde Maria Lúcia Hirono. Segundo ela, os municípios estão aguardando a liberação do medicamento por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). “Sabemos que muitas mães estão preocupadas e assim procuram os postos de saúde para vacinar seus filhos. Entretanto, a orientação que nos foi repassada é apenas aguardar. Estamos cientes do atraso na entrega da medicação, mas pedimos a compreensão da população araguarina,” explicou.
Conforme apurou a reportagem, as unidades de saúde seguem sem nenhuma previsão de disponibilidade da vacina. Sobre os riscos à saúde da criança, a coordenadora afirmou que a vacina está indicada a partir dos 15 meses e que a mesma deve ser aplicada até um ano, 11 meses e 29 dias. “O sarampo, a caxumba e a rubéola estão controlados no município, então acreditamos que neste período nenhuma criança fique desamparada, levando em conta que tivemos uma campanha de vacinação contra estas enfermidades no final de 2014,” ponderou.
A coordenadora afirmou não ter nenhuma previsão de disponibilidade da vacina e aguarda posição da Superintendência Regional de Saúde (SRS) que garante também não haver nenhum tipo de surto nem anormalidade em relação às doenças no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
A vacina tetraviral foi inserida no calendário nacional em 2013 e faz parte da campanha de atualização do informe técnico após a sua introdução na Rede do Sistema Único de Saúde (SUS). A reportagem irá continuar acompanhando o caso e traz mais informações sobre o assunto após o recesso de Carnaval.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Polo Automotivo de Betim completa 50 anos seg, 13 de julho de 2026
- Busca por crédito em Minas cresce 10,8% sáb, 11 de julho de 2026
- Laboratório Central inaugura nova sede e reforça compromisso com a saúde de Araguari sáb, 11 de julho de 2026
- Vitórias apertadas deixam quartas do Trintão em aberto sáb, 11 de julho de 2026
- 4ª rodada vai definir os últimos classificados e os confrontos das semifinais sáb, 11 de julho de 2026
- Uberlândia é contemplada com a implantação da Casa da Mulher Brasileira (CMB) sáb, 11 de julho de 2026
- Vereador Guilherme Santana cobra providências para problemas de esgotamento sanitário e drenagem nas ruas Arlindo Mendes, São Luiz e região sáb, 11 de julho de 2026
- Queda de árvore de grande porte no Bosque precisou de auxílio dos Bombeiros sáb, 11 de julho de 2026
- Rodada marca duelo entre Brasília e Bella Suíça, os dois únicos invictos da competição sáb, 11 de julho de 2026
- Prefeitura de Indianópolis participa do lançamento das obras de duplicação da BR-365 sáb, 11 de julho de 2026
> > Veja mais notícias...