Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Agropecuária desponta em Araguari e cria mais de 300 empregos em outubro, mostra Caged

qui, 2 de dezembro de 2021 09:30

Da Redação

Os números recentes mostrados pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) indicam que a economia em Araguari teve bom fechamento no que diz respeito ao mercado de trabalho, uma vez que, na cidade, houve mais contratações do que demissões, aferindo saldo positivo de 525, com 1.410 admissões e 885 demissões. Os números são referentes ao mês de outubro e fecham o período com boas notícias para a economia local.

Em âmbito nacional, foram criados 253.083 postos de trabalho com carteira assinada no Brasil. No acumulado de 2021, já são 2.645.974 postos formais de trabalho criados. Ao todo, o país somou pouco mais de 41,205 milhões de vínculos empregatícios em outubro, crescimento de 0,62% em relação a setembro.
No estado de Minas Gerais, foi divulgado o saldo positivo de 21.327, sendo a diferença entre as 185.362 admissões e os 164.035 desligamentos. O resultado foi inferior ao obtido em setembro, mas ainda assim positivo.

Agropecuária em Araguari retoma crescimento e tem o melhor resultado econômico, mostra Caged.

 

Em Araguari, o saldo de criação de empregos formais, mais uma vez, foi satisfatório. O município abriu 525 vagas de trabalho com carteira assinada na cidade, o que afere um bom fechamento para a economia local, superior ao resultado do mês anterior, setembro, que teve 170, e superior também a agosto, com 106 empregos criados. Os dados indicam que a cidade pode estar no melhor momento do ano até agora no que diz respeito à retomada da economia.

Analisando os números conforme seus grupos de atividade econômica na cidade, a agropecuária apresentou, após quatro meses de saldo negativo (maio, junho, julho e agosto) e um mês de crescimento tímido (setembro), um fechamento positivo com surpreendentes 324 admissões e apenas 21 desligamentos, resultando em saldo positivo de 303 vagas de trabalho. O comércio fechou com saldo positivo, ao contrário do mês anterior, com 63 empregos formais abertos durante outubro, alcançando 306 contratações contra 243 demissões. O setor de construção totalizou 116 admissões e 100 demissões, resultando fechamento positivo de 16 vagas. A indústria teve saldo de 59 novos empregos, sendo 275 contratações e 216 desligamentos. Por último, a área de serviços alcançou a criação de 84 novos postos, sendo registradas 389 admissões contra 305 demissões. O setor já havia se destacado no mês de agosto e setembro, ficando atrás apenas da agropecuária em outubro.

É muito importante observar que, por mais que alguns grupamentos apresentem dados significativamente superiores a outros, todos eles tiveram fechamento positivo, o que pode, sem dúvida, ser entendido como um período de reaquecimento da economia local em um momento em que há a expectativa de um possível fim da pandemia de Covid-19 em 2022, caso a vacinação contra a doença siga avançando e novas cepas mais letais ou mais transmissíveis do que os vírus atuais não apareçam.

A coordenadora do SINE Araguari, Danielle Alves, em diálogo com a reportagem, nesta quarta-feira, 1º de dezembro, informou que há, atualmente, 68 vagas de emprego disponíveis no órgão. São oportunidades de trabalho em empresas de Araguari, e algumas podem não exigir experiência.

Para os interessados nas vagas do SINE, ou para quem precisa de orientações a respeito da Carteira de Trabalho Digital, é preciso ir até o endereço: Praça Getúlio Vargas, n° 65, na cidade de Araguari, portando CTPS (para quem procura emprego e possui a carteira física), carteira de identidade e CPF. O horário de atendimento é das 8h às 17h, sem intervalos, de segunda a sexta-feira.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: