Sexta-feira, 01 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Acessibilidade é uma das prioridades da Planta Popular

qui, 3 de abril de 2014 01:55
Visando o melhor atendimento da população, o projeto desenvolve
novidades a fim de facilitar a vida dos portadores de deficiência
O projeto demonstra, mais uma vez, sua preocupação com o bem estar da população em geral. Foto: Divulgação

O projeto demonstra, mais uma vez, sua preocupação com o bem estar da população em geral. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – Com a proposta de humanizar o projeto Planta Popular e oferecer um material apto a atender as necessidades de um público heterogêneo, sejam eles portadores ou não de deficiência física, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan) decidiu inserir algumas inovações no projeto, como por exemplo adequações ligadas à acessibilidade.

“As pessoas recebiam um projeto de planta baixa numa folha A4 para construírem a sua casa sem nenhuma orientação. E quando a prefeitura ia fazer a vistoria final para entregar o habite-se, a pessoa tinha feito, por exemplo, uma calçada com padrões errados”, explica o coordenador do Núcleo de Acessibilidade da Seplan, Idari Alves. Assim, através da constatação dos problemas de interpretação das pessoas, e agregando ao material novo formato adequado, é que a planta foi direcionada ao projeto de desenho universal. De acordo com Alves, o cidadão usufruirá de uma moradia que pode ser utilizada por qualquer pessoa, seja um idoso, um jovem, um obeso ou uma pessoa com deficiência. “Seguindo as orientações da nova planta, o usuário ficará com uma casa acessível e confortável”, disse.

A nova planta também considera uma melhor distribuição do espaço, tanto interno como externo. Já existe um espaço programado para futuras ampliações. “O processo da planta popular perpassa por uma orientação educativa, em que a população está ganhando um projeto detalhado e a cidade ganha com uma melhor qualidade de moradia”, completa o coordenador.

Honra ao Mérito

O projeto Planta Popular foi condecorado recentemente com o Certificado de Honra ao Mérito pelo Rotary Club de Uberlândia Integração. O Rotary é a maior organização internacional não governamental e a única ONG que tem espaço permanente na Organização das Nações Unidas (ONU). O grupo é formado por líderes de negócios e profissionais que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e que são engajados na luta pela paz mundial. A entidade prioriza a valorização e participação em iniciativas que beneficiem a população menos privilegiada.

A Planta Popular oferece à população materiais que colaboram na concretização de projetos da casa própria. Por mês, são entregues cerca de 120 novos alvarás de plantas. Tal iniciativa foi considerada pelo Rotary Club Integração como de extrema relevância e valorização para a população uberlandense.

Novo Projeto

Em 2013, a Planta Popular foi reformulada, ganhando novo formato e materiais adicionais para serem entregues à população. O núcleo do projeto oferece dentre outros itens, a planta impressa em pasta própria, incluindo impressos para orientação de fachadas, calçadas, além de uma inovadora proposta que aumentou para nove os tipos de modelos de plantas, que vão de 35 metros quadrados a 70 metros quadrados. Além do tamanho do imóvel, os modelos variam de acordo com a disponibilidade dos ambientes, ou seja, os cômodos da casa. A principal modificação no programa é a universalização dos projetos. Todos os modelos já contemplam entradas e portas internas na medida de 80 centímetros de largura, obedecendo às normas de acessibilidade.

Tem direito à Planta Popular as pessoas que ganham até cinco salários mínimos e que tenham apenas um terreno em seu nome. Para solicitar o serviço, basta ir à Secretaria de Planejamento Urbano, Núcleo de Planta Popular, com cópias dos documentos pessoais, comprovante de rendimento, matrícula do imóvel ou contrato de compra e venda e escolher o modelo de planta popular. O alvará de construção é liberado em aproximadamente 20 dias úteis.

Serviço

Local do atendimento: Centro Administrativo –  Avenida Anselmo Alves dos Santos, 600 – Bloco II – 3º piso
Horário: 12h às 17h

Documentos necessários:
·                Cópia da matrícula atualizada do imóvel
·                Cópia do contrato de compra e venda com firma reconhecida em cartório
·                Cópia do guia de informação “Inter-Vivos” – guia ITBI
·                Cópia do comprovante de renda de até cinco salários mínimos
·                Contrato de comodato
·                Cópia da identidade
·                Cópia do CPF
·                Cópia da certidão de casamento e documentos pessoais do cônjuge
·                Procuração com firma reconhecida, identidade e CPF do Procurador

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: