Segunda-feira, 24 de Março de 2025 Fazer o Login

Academias de Letras do Triângulo e de Araguari realizam 1ª reunião conjunta

qua, 7 de outubro de 2015 08:20

Com Assessoria

No último dia 26, a Academia de Letras e Artes de Araguari – ALAA – recebeu a visita da Academia de Letras do Triângulo Mineiro – ALTM –, para a 1ª Reunião Conjunta entre as duas entidades culturais da região. A abertura do evento, realizado na Casa da Cultura Abdala Mameri, foi feita pela presidente da ALTM, Ilcéa Sônia Maria de Andrade Borba Marquez que ressaltou a importância da reunião principalmente para a consolidação da parceria em prol às letras e às artes. Destacou ainda a participação dos acadêmicos de Araguari que pertencem àquela entidade cultural e de seus antecessores.

Acadêmicos na casa da cultura

Academias de Letras do Triângulo e de Araguari realizam 1ª reunião conjunta

 

A presidente da ALAA, Therezinha Rodrigues dos Reis fez a saudação inicial à comitiva de escritores de Uberaba e região manifestando em nome de todos a satisfação em sediar tão expressivo encontro entre os confrades do Triângulo Mineiro.

Constou da programação na Casa da Cultura a brilhante apresentação do Hino Nacional executado pela acadêmica Regina Duarte ao piano; da palestra com o tema “A importância e a influência da ferrovia para o Triângulo Mineiro”, a qual foi  proferida pelo acadêmico Edmar César e, encerrando as atividades naquele local, a diretora da Casa da Cultura, Marlene Sardinha falou sobre as atividades daquele departamento subordinado à Fundação Araguarina de Educação e Cultura.

Como parte da programação, a comitiva de escritores foi ao Palácio dos Ferroviários para conhecer a antiga sede da Estação da Goiás e o Museu dos Ferroviários. No local, os visitantes foram à plataforma de embarque e desembarque dos saudosos trens de carga e passageiros e tiveram a oportunidade de ver relíquias históricas como materiais, fotografias, registros e arquivos que mantêm ainda viva a memória e a história da Estrada de Ferro Goiás em Araguari.

Na sede do 2º Batalhão Ferroviário – Batalhão Mauá –, a comitiva foi recebida pelo comandante da Unidade, Coronel Guilherme Langaro Bernardes que ressaltou a relevância do encontro e da interação entre a sociedade civil e o Exército Brasileiro. A assessoria de comunicação social do Batalhão Mauá confeccionou especialmente para os visitantes um informativo relatando a história das locomotivas em exposição na Organização Militar preservadas para a memória ferroviária.

Após coquetel no Batalhão Mauá a comitiva dirigiu-se para o Arquivo Público e Museu Dr. Calil Porto, conhecendo um pouco mais da história do Município de Araguari, local muito elogiado pelos visitantes que se impressionaram com as peças históricas expostas ao público.

O encerramento da 1ª Reunião Conjunta das entidades ocorreu na sede da Academia de Letras e Artes de Araguari, onde foram apresentados números musicas no acordeon pelos confrades Eurípedes Napolião, Gessy Carísio de Paula e Gervásia José de Deus e, belíssima declamação pela acadêmica Janice Gondim. Pela Academia de Letras do Triângulo Mineiro, a poetisa Vilma Duarte, repentista de primeira, brindou a todos com suave declamação de versos sobre o ocorrido durante a reunião.

A 1ª reunião das duas academias foi assim resumida pela presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, Ilcéa Borba: “Nossa reunião conjunta foi um sucesso de congraçamento, troca de experiências, e fortalecimento amigo. Um dia pleno de atividades e novos contatos quando pudemos conhecer um pouco mais nossa querida Araguari e os companheiros da Academia de Letras e Artes de Araguari. Saímos engrandecidos! Uma experiência na plenitude da palavra Academia: encontro de literatos e artistas na defesa ideal da língua e da produção textual. Queremos manter-nos “Amigos para Sempre”!

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: