Domingo, 07 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Ao encerrar mais um ano, Centro de Alternativas Penais apresenta números expressivos em Araguari

sáb, 4 de janeiro de 2020 05:53

Da Redação

Desde fevereiro de 2014 o Centro de Alternativas Penais vem atuando em Araguari na perspectiva de desenvolver estratégias de prevenção à criminalidade, fazendo parte da Política de Prevenção à Criminalidade, que nos últimos 15 anos têm desenvolvido ações com foco de atuação direta em fatores sociais relacionados à violência e criminalidade, aumentando a sensação de segurança.

Em julho de 2019, Araguari foi contemplada com mais um programa da Política de Prevenção, o Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional – PrEsp, que tem como objetivo favorecer o acesso a direitos e promover condições para inclusão social de egressos do sistema prisional, minimizando as vulnerabilidades relacionadas a processos de criminalização e agravadas pelo aprisionamento.

Equipe que desenvolve excelente trabalho no Ceapa em Araguari ** Divulgação

Equipe que desenvolve excelente trabalho no Ceapa em Araguari
** Divulgação

 

Dessa forma o Centro de Alternativas Penais e Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional-CAPIE Araguari, têm como público alvo pessoas em cumprimento de alternativas (Ceapa) e pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares (PrEsp).

Até o final de 2019 a Ceapa realizou mais de 1700 acompanhamentos de pessoas em cumprimento de alternativas penais e o PrEsp ez 66 atendimentos a egressos e familiares. São números expressivos, que reafirmam a importância e comprometimento das equipes na execução das atividades.

Para o ano de 2020 estão previstos para o primeiro semestre, dois Projetos de Execução em Alternativas Penais – PEAP’S sobre Violência Doméstica e um sobre Drogas, bem como o acompanhamento do público encaminhado pelo Juizado Especial Criminal e Vara de Execuções Criminais para Prestação de Serviço à Comunidade.

No programa PrEsp, além das rodas de conversa com os pré-egressos, para este ano de

2020 estão previstas ações com os familiares e oficinas com os egressos do sistema prisional.

A consolidação dos trabalhos desenvolvidos nestes quase seis anos de atuação no município se dá, também, pela rede parceira que acolhe os cumpridores de alternativas penais, rede de proteção que atende o público encaminhado pelas equipes da Ceapa e PrEsp, bem como juízes, promotores e defensoria, que sempre acreditaram no trabalho.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: