Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Araguari tem terceira morte por dengue confirmada

sex, 20 de dezembro de 2019 05:26

por Laura Alvarenga

Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apontam a terceira morte por dengue no município. Conforme informações confirmadas pelo departamento de Epidemiologia, o caso aconteceu em maio e a vítima foi uma mulher de 25 anos residente do bairro Beatriz.

Até então, as vítimas anteriores haviam sido uma mulher de 42 anos, residente do bairro Brasília, sendo o primeiro óbito pela doença na cidade. O caso foi registrado em abril e confirmado apenas em junho deste ano. A mulher sofria com insuficiência renal crônica, fazia hemodiálise três vezes por semana, além do uso rotineiro de anticoagulante. Os primeiros sintomas se apresentaram no dia 3 de abril de 2019, sendo classificada como estado grave pelo Comitê Estadual de Óbito por Arbovirozes, vindo a óbito no dia 6 daquele mês. O inquérito final foi informado ao município pela SES-MG apenas no dia 18 de junho.

Foram confirmados 2.867 casos de dengue em Araguari desde janeiro deste ano

Foram confirmados 2.867 casos de dengue em Araguari desde janeiro deste ano

 

O segundo caso foi de um mato-grossense de 35 anos que estava na cidade a lazer. O caso é referente ao mês de junho e, mesmo a vítima não sendo natural de Araguari, a morte foi contabilizada no município uma vez que o homem tinha familiares aqui.

Ainda de acordo com o departamento de Epidemiologia, do dia 1º de janeiro a 9 de dezembro de 2019, foram registradas 11.920 suspeitas de casos de dengue no município. Destes, 2.867 foram confirmados pela SES-MG, conforme boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira, 18.

O órgão municipal ainda relatou uma parceria com o departamento de Controle de Doenças e Zoonoses, que tem realizado o bloqueio em períodos determinados através de ações preventivas, informativas e mutirões de limpeza. “Todas as ações são feitas em partes. O departamento tem um tempo para fazer a coleta de dados, analisar e auxiliar nas demais atividades.”

Neste sentido, o coordenador do departamento de Controle de Doenças e Zoonoses, Guilherme Carvalho, ressaltou sobre a importância da conscientização dos cidadãos araguarinos no combate ao Aedes Aedeypti, uma vez que a atitude é uma responsabilidade de todos. Ele afirmou que é impossível o poder público vencer essa luta sozinho, visto que, na maior parte do tempo quem está nos imóveis de toda a cidade, são os próprios donos.

“Essas ações devem mobilizar toda a população no combate ao Aedes, não deixem água parada. O mosquito não escolhe culpados; ele simplesmente aceita a água parada em qualquer lugar que você deixe. Então, nos ajudem nesse sentido.”

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: