Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Aulas da rede de ensino pública retornaram nessa segunda-feira

ter, 30 de julho de 2019 05:55

por Laura Alvarenga

Após duas semanas de descanso, os jovens tiveram de retornar às aulas do segundo semestre letivo de 2019 nesta segunda-feira, 29. Em todo o Estado foram cerca de dois milhões de alunos, distribuídos em mais de 3,6 mil unidades escolares apenas da rede estadual que voltaram à rotina de estudos.

Em Araguari, a situação não é diferente. Com exceção dos colégios particulares que não têm uma data geral fixa para retorno, todas as escolas municipais e estaduais estão em exercício normalmente. A Secretaria de Estado de Educação (SEE) estabeleceu diretrizes administrativas e pedagógicas para oferecer um calendário escolar unificado para todas as unidades. O currículo prevê o desenvolvimento de atividades escolares em 200 dias letivos, carga mínima de 800 horas para os anos iniciais do ensino fundamental e 833 horas e 20 minutos para os anos finais do ensino fundamental e médio.

Neste período, o 53º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (BPMG), reforça o policiamento na porta das escolas através da equipe de Patrulha Escolar. O programa é desenvolvido em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e a Secretaria de Estado de Educação (SEE) que atua preventivamente junto à comunidade educacional, envolvendo alunos, pais e professores com o intuito de evitar transtornos em ambiente escolar, seja dentro ou nos arredores das escolas.

Segundo o tenente Flávio Alves Pereira, a Patrulha Escolar atua diretamente nas áreas escolares, “acompanhando a entrada e saída dos alunos, além de realizar abordagens a pessoas com atitudes suspeitas nas redondezas”. O tenente disse que essas abordagens são feitas com o objetivo de evitar possíveis furtos e tráfico de drogas. Na oportunidade, o militar ainda faz uma alerta para que os jovens não fiquem “matando tempo na porta das escolas”, e para que tomem cuidado com o trânsito, pois, nesse horário há um fluxo intenso de veículos nas ruas.

Ensino em tempo integral

Oferecido nas escolas da rede de ensino municipal de Araguari, o programa de ensino em tempo integral estará presente em 1.395 escolas estaduais de 533 cidades mineiras, atendendo um total de 64 mil alunos no Estado. Atualmente, Araguari tem 600 alunos matriculados na educação em tempo integral em seis escolas do município: Escola Municipal Papa João XXIII, Escola Municipal Tenente Coronel Villagran Cabrita, Escola Municipal Neusa Rodrigues Teixeira, Centro Educacional Municipal Professor Hermenegildo Marques Veloso, Escola Municipal Doutor Arcino Santos Laureano e uma escola do distrito de Piracaíba.

Durante o mês de junho, a SEE, anunciou a ampliação do programa com uma nova matriz curricular. Além das disciplinas regulares da base comum, os alunos também terão aulas de projeto de vida, cultura e saberes em arte, educação para a cidadania, laboratório de matemática e ciências e tecnologia. A grade curricular praticada pelos alunos até o primeiro semestre letivo abordava diversas atividades como: acompanhamento pedagógico, educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde, comunicação e uso de mídia, investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica, além da inclusão de exercícios físicos na rotina dos alunos, como natação, futsal, basquete entre outras.

Militares alertam alunos para que tomem cuidado com o trânsito na porta da escola e não adiem a entrada para o início das aulas

Militares alertam alunos para que tomem cuidado com o trânsito na porta da escola e não adiem a entrada para o início das aulas

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: