Tratamento de pacientes picados por escorpião é disponibilizado em Araguari
qui, 13 de dezembro de 2018 05:09Da Redação
Devido a notificações frequentes de acidentes com escorpião em Araguari, a prefeitura por meio da secretaria de Saúde promoveu ações em prol da descentralização do soro antiescorpiônico, que antes estava concentrado na farmácia do Pronto Socorro no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).
Segundo informações da prefeitura por meio da secretaria de Saúde, a conquista foi viabilizada tendo em vista “frequentes acidentes com escorpião em Araguari e que os mesmos podem ser fatais em extremos de idades, sendo necessário um consenso sobre a descentralização do soro antiescorpiônico para o município”, destacou em nota.
A descentralização foi realizada conforme critérios necessários, como a capacitação de profissionais viabilizada pelos profissionais da Secretaria Regional de Saúde. Também foi acordado que a responsabilidade pelo tratamento será da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, que concentrará a medicação e o uso das ampolas especialmente para crianças, idosos e dos casos classificados como moderados e graves.

UPA recebeu algumas ampolas da Secretaria Regional de Saúde a fim de atender os acidentes que necessitarem do tratamento
“A produção do soro estava escassa e agora está estável, e, por isso, pode ser disponibilizada. Lembrando que a pessoa que é picada passa primeiro por uma avaliação médica antes de ser iniciado o tratamento”, destacou Natália Luiza Alves, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.
Na última sexta-feira, 7, a UPA recebeu seis ampolas da Secretaria Regional de Saúde a fim de atender os pacientes que necessitarem do tratamento. Conforme informações da secretaria de Saúde, em 2018, até o momento, foram mais de 45 mil acidentes com animais peçonhentos notificados em Minas Gerais, sendo que 66 pessoas morreram. Esses números aumentaram em relação ao ano de 2017 quando ocorreram cerca de 40 mil casos e 58 óbitos. A maioria dos acidentes é causada por escorpião.
Durante o período chuvoso e quente, acidentes com animais peçonhentos tendem a aumentar. Nessa época, animais como escorpião, cobra, formiga, abelha, vespa, marimbondo, taturana, lacraia e aranha procuram lugares secos para se abrigarem, podendo ser encontrados nas proximidades das casas, jardins e parques, tanto em áreas urbanas, quanto rurais.
Sobre prevenção ao aracnídeo, a recomendação dada pelo departamento de Zoonoses para evitar o aparecimento de escorpiões é manter os quintais limpos, evitar acúmulo de telhas, madeiras e fazer limpeza de caixas de gordura. Também devem ser fechados os ralos do banheiro, e ter o hábito de verificar sapatos fechados antes de calçá-los, tampar soleira de portas e não deixar roupa de cama encostada na parede ou no chão.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional seg, 2 de fevereiro de 2026
- Usina fotovoltaica avança em Uberaba seg, 2 de fevereiro de 2026
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
