Terça-feira, 11 de Agosto de 2026 Fazer o Login

Café com Autismo é realizado mais uma vez em Araguari

qui, 13 de dezembro de 2018 05:47

Da Redação

Na próxima quarta-feira, dia 19, às 19h, na Casa da Cultura Abdala Mameri acontece mais uma edição do Café com Autismo. A ação é promovida pela prefeitura por meio da secretaria de Educação em parceria com a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) Escolinha “Vovó Corina” e API (Autismo – Possibilidades e Intervenções).

Peças de quebra-cabeça coloridas representando o mistério e a complexidade do autismo - um símbolo mundial da conscientização em relação a esta patologia

Peças de quebra-cabeça coloridas representando o mistério e a complexidade do autismo – um símbolo mundial da conscientização em relação a esta patologia

 

O evento é voltado aos pais de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e contará com palestras ministradas por professores que são referência no país sobre o assunto, são eles: Aída Teresa dos Santos Brito, mestre e doutora em Educação e Lucelmo Lacerda, pós-doutorado em Educação Especial. As inscrições estão sendo feitas na secretaria de Educação (telefone de contato: 3690-3239).

Também será viabilizada em Araguari uma capacitação gratuita na rede municipal de ensino com o mesmo tema. A ação é de responsabilidade da prefeitura por meio da secretaria de Educação, em parceria com o CEMAPE (Centro Municipal de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação) e NAI (Núcleo de Apoio à Inclusão).

As atividades do curso de intervenção comportamental e inclusão para crianças com TEA e atrasos do desenvolvimento serão desenvolvidas entre os dias 17 e 20 de dezembro no CEM João Pedreiro.

Sobre o autismo (com Assessoria)

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o Transtorno do Espectro Autista acomete uma a cada 68 crianças, no mundo.

O autismo foi descrito, pela primeira vez, em 1943, no entanto, ainda existem muitas questões para fechar o diagnóstico. Entre as características do transtorno, podemos considerar que o autismo atinge, de forma bastante específica, a comunicação e a interação social. Além disso, são comuns comportamentos repetitivos e áreas restritas de interesse.

De acordo com informações da Associação Amigos do Autista, a noção de espectro do autismo foi descrita por Lorna Wing, em 1988, e sugere que as características do autismo variam de acordo com o desenvolvimento cognitivo.

Desta forma, em um extremo, temos os quadros de autismo associados à deficiência intelectual grave, sem o desenvolvimento da linguagem, com padrões repetitivos simples e bem marcados de comportamento e déficit importante na interação social, e no extremo oposto, quadros de autismo, chamados de síndrome de Asperger, sem deficiência intelectual, sem atraso significativo na linguagem, com interação social peculiar e bizarra, e sem movimentos repetitivos tão evidentes.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: