Moradores de diversos bairros reclamam do aparecimento de escorpiões em residências
sáb, 1 de dezembro de 2018 05:26Da Redação
Número de ocorrências aumentou com o período chuvoso
O aparecimento de escorpiões em residências tem sido motivo de reclamação de moradores de diversos bairros da cidade. Em situações como essa, uma das recomendações é acionar o departamento de Controle de Zoonoses da secretaria de Saúde.
De acordo com uma moradora do bairro Miranda, os escorpiões têm aparecido em diversas residências próximas ao Cemitério Bom Jesus. “Procuramos a prefeitura e eles afirmam que não existe veneno, mas existe sim. Meu marido utilizou um veneno e recolhemos vários mortos no dia seguinte. A prefeitura nos orienta para mantermos nossas casas e quintais limpos, além de colocar a telinha nos ralos, mas nós fazemos tudo isso. Estamos preocupados porque temos crianças em casa”.

Moradora recolheu diversos escorpiões mortos após a aplicação de veneno
Moradores do bairro Ouro Verde também reclamaram do aparecimento de escorpiões nas residências. “Infelizmente, eles estão chegando aos bairros vizinhos também. Moro no bairro Ouro Verde e matei vários na minha casa. Providências precisam ser tomadas com urgência.”
Alguns moradores afirmam ter solicitado a dedetização ao departamento de Controle de Zoonoses da secretaria de Saúde. “Muitos escorpiões estão aparecendo na minha casa. Entrei em contato com a prefeitura para ver se ao menos podem fazer a dedetização para eliminar as baratas, mas até o momento nenhuma providência foi tomada”.
O supervisor geral dos cemitérios do município, João Gabriel Araújo, afirma que enviou um ofício à secretaria de Saúde, no dia 22 de novembro, solicitando a dedetização de toda a área do Cemitério Bom Jesus. “Nós realizamos a manutenção e a limpeza constante do cemitério e também enviamos um ofício com a solicitação para dedetização do local. Estamos aguardando a equipe da secretaria de Saúde”.
Conforme o supervisor dos cemitérios, durante o período chuvoso, os escorpiões procriam, tornando mais comum o aparecimento em residências. “Essa é uma época em que os escorpiões se reproduzem e estão aparecendo em diversos bairros da cidade, não apenas em locais próximos aos cemitérios. Dessa forma, a recomendação é para que, caso os moradores encontrem focos, que entrem em contato com o departamento de Controle de Zoonoses e solicitem a dedetização nas residências”.
O departamento de Controle de Zoonoses informa que a dedetização é eficaz contra baratas e aranhas, que são alimentos para o escorpião, porém, não existe um produto específico para exterminar o mesmo.
Para evitar o aparecimento de escorpiões nas residências as recomendações são: manter os quintais limpos; não acumular entulho e restos de materiais de construção; manter os ralos do interior da residência tampados; não deixar as roupas de cama encostadas no chão; vedar as portas; e verificar sempre os sapatos de adultos e crianças antes de colocar nos pés. Para mais informações e orientações, os moradores devem entrar em contato com o departamento de Controle de Zoonoses pelos números (34) 3690-3101 ou 3690-3120.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional seg, 2 de fevereiro de 2026
- Usina fotovoltaica avança em Uberaba seg, 2 de fevereiro de 2026
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
