Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Mais de 800 estudantes participam da formatura do ‘Programa de Educação Ambiental’

sex, 23 de novembro de 2018 05:16

Da Redação

A Polícia Militar de Meio Ambiente de Araguari concluiu mais uma edição do ‘Programa de Educação Ambiental’ (Progea) que é desenvolvido com estudantes das redes municipal e estadual de ensino. Este ano, o projeto começou a ser ministrado em março para 891 alunos do 4º ano do ensino fundamental.

Os Centros Educacionais Municipais (CEM) participantes foram: CEM Realino Elias Carrijo (distrito de Amanhece); CEM João Pedreiro; CEM Tenente Coronel Vilagran Cabritta; CEM Mário da Silva Pereira; CEM Justino Rodrigues da Cunha; CEM Papa João XXIII; CEM Professor Hermenegildo Marques Veloso; CEM Neusa Rodrigues Teixeira; CEM Rosangela de Fátima Cardoso Rodrigues. Também participaram as Escolas Estaduais (EE): EE Antônio Nunes de Carvalho Filho; EE Padre Elói; EE São Judas Tadeu; EE José Carneiro da Cunha; EE Padre Damião; EE Professora Katy Belém. E houve uma turma no Colégio Tiradentes, da PMMG.

Um dos objetivos do programa é estimular os estudantes na adoção de atitudes socioambientais **Divulgação

Um dos objetivos do programa é estimular os estudantes na adoção de atitudes socioambientais
**Divulgação

 

De acordo com o 2° tenente Sérgio Luiz Quirino de Melo, comandante do 2º Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente de Araguari, o projeto visa estimular os estudantes a serem competentes na adoção de atitudes socioambientais voltadas à sustentabilidade e qualidade de vida. Desta forma, “os mediadores fazem com que eles conheçam e reconheçam o meio ambiente em que estão inseridos, além de ajudar a fomentar o processo de mobilização, visando estabelecer uma rede social no local que eles convivem, de tal forma que possam minimizar ou criar soluções para problemas ambientais”.

Ao longo de todo o ano, os mediadores desenvolveram um trabalho educativo nas salas de aula, mas também foram feitas atividades extraclasse, como visitas a empresas que desenvolvem ações para preservação do meio ambiente. “Nesse trabalho de campo, as crianças aprendem o que essas grandes empresas têm desenvolvido para minimizar os impactos ambientais ou reparar aquilo que foi desequilibrado no meio ambiente. Além disso, elas conhecem o que as empresas têm feito para preservar o ambiente”.

Ao final do curso, os estudantes recebem o diploma de conclusão do programa. A solenidade acontece na manhã de hoje, dia 23, no Ginásio Zebrinha (bairro Goiás). “Foi feito um ótimo trabalho ao longo do ano, promovendo nesse público infantil a importância da educação ambiental, e, agora, é um momento de concluir esse programa. Ao término, todos os alunos recebem o certificado de conclusão”, finaliza.

Progea

O ‘Programa de Educação Ambiental’ consiste em um esforço cooperativo entre Polícia Militar de Minas Gerais, as escolas e a família, com o intuito de promover medidas preventivas e educativas contra delitos e infrações ambientais, bem como contribuir para a promoção da qualidade de vida de forma sustentável. Após a execução do projeto, os estudantes também são incentivados a realizar a manutenção das condições ambientais na escola e comunidade em que vivem.

Trata-se de um programa que abrange toda a complexidade que envolve a temática ambiental. “O programa em si sugere a união de forças, o trabalho colaborativo, a convergência de vontades, a fragmentação do espaço, a sustentabilidade, a busca pela resolução ou minimização de problemas dentro de uma determinada realidade socioambiental de forma multi e interdisciplinar”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: