Secretaria de Saúde promove “Dia Azul” com atividades de prevenção ao câncer de próstata
ter, 6 de novembro de 2018 05:09Da Redação
Evento é aberto ao público e acontece nesse sábado a partir das 8h
A secretaria de Saúde realiza, nesse sábado, 10, o “Dia Azul”, com atividades diversas, voltadas aos cuidados com a saúde do homem. O evento é promovido anualmente, em alusão ao “Novembro Azul”, com o objetivo de orientar a população e prevenir o câncer de próstata.
De acordo com informações da secretaria de Saúde, durante o “Dia Azul”, os participantes poderão contar com diversas atividades, como aferição de pressão arterial, orientação do setor de planejamento familiar (vasectomia), medição de glicemia, teste rápido de HIV, palestras educativas, nutricionistas, dentistas, atividades físicas, cabeleireiro e barbeiro.

Evento será realizado das 8 às 17h na Policlínica
Além disso, também haverá a liberação de guias para o exame clínico de PSA (Antígeno Prostático Específico), que deve ser realizado por homens a partir dos 40 anos. O exame é realizado através de uma amostra de sangue e o procedimento visa medir a concentração da partícula, a fim de verificar a presença do câncer de próstata e outras doenças.
Durante o evento, também estará presente o Expresso Saúde Dr. Veloso, do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac), que funciona como uma unidade de saúde móvel e oferece atendimento gratuito à população.
O evento ocorrerá nesse sábado, 10, das 8 às 17h, na Policlínica “Dr. Oabi Gebrin”, localizada na avenida Batalhão Mauá, 1346, bairro Santa Helena. Segundo informações da secretaria de Saúde, em 2017, a mobilização recebeu aproximadamente 500 homens e, esse ano, a expectativa de público é de aproximadamente 600 pessoas.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A doença é considerada um câncer da terceira idade, e, caso não sejam tratados, os tumores podem crescer de forma rápida, levando o paciente a óbito. De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse ano a estimativa era de aproximadamente 68 mil novos casos e 13 mil mortes.
A campanha para conscientização, Novembro Azul, teve início em 2003 na Austrália e hoje ocorre em mais de 20 países. No Brasil, foi trazida em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional seg, 2 de fevereiro de 2026
- Usina fotovoltaica avança em Uberaba seg, 2 de fevereiro de 2026
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
