Vira-lata – Resgate
qua, 10 de outubro de 2018 05:28
Resgate
Nesta semana, a 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros fez a captura de um tucano, que foi encontrado na avenida da Saudade, próximo ao cemitério Bom Jesus. Conforme informações dos militares, a ave não conseguia voar, provavelmente devido a uma colisão em árvore ou choque elétrico. O animal silvestre foi recolhido pelo cabo Aires e soldado Arantes e entregue ao 2° Pelotão de Meio Ambiente, para ser encaminhado ao Hospital Veterinário da UFU (Universidade Federal de Uberlândia).

.
Projeto ASAS
Falando em tucano, na ONG – Instituto Libertas, oito aves desta espécie estão sendo reabilitadas para retornarem ao habitat natural. Segundo o responsável pela entidade, Bruno Brandão Neto, além deles ainda há no local duas araras e um tamanduá recebendo os cuidados necessários. Por meio dos projetos ASAS e Tamanduasas, foi possível soltar diversos animais silvestres, dentre eles: 40 papagaios, diversos tucanos, 12 araras e 1 tamanduá.

.
Curiosidade
Durante a soltura há alguns animais que não retornam a natureza devido ao costume de viverem grande parte da vida em cativeiro. Atualmente, há 6 araras que preferiram permanecer na fazenda. Elas vivem livres e de vez em quando querem atenção e chegam a entrar na casa. “Elas resolveram não ir embora e estamos cuidando delas”, afirmou o responsável pela ONG. O projeto é desenvolvido por meio do apoio do Ministério Público e do IEF (Instituto Estadual de Floresta). “Passamos de um viveiro para quatro. Evoluímos bastante graças ao Ministério Público através de TAC (Termo de Ajuste de Conduta).

.
Apoio a causa animal
Uma das ações que tem colaborado para diminuir o número de animais abandonados são os resgates e castrações, algo que tem chamado a atenção de políticos, que se mostram preocupados com esta área. Durante o mandato, o vereador de Belo Horizonte Doorgal Andrada (Patri), eleito nestas eleições a deputado estadual, promoveu ações em prol de animais abandonados realizando resgates, castrações e viabilizando adoções. Em entrevista ao jornal Gazeta do Triângulo ele afirmou: – “Meu compromisso é de trabalhar para que eles recebam esse apoio do poder público e também por meio da articulação e do estímulo à participação das pessoas na defesa dos animais, seja com recursos ou trabalho voluntário. Vou trabalhar para aprimorar as leis que punem os maus tratos contra os animais, que reduzam o abandono e promovam a responsabilidade na posse e cuidado com animais de estimação ou trabalho. Creio que, quem pode orientar esse trabalho da melhor forma, é a própria rede de protetores de cada cidade”.

.
Adoção
No último fim de semana, os alunos do 9° ano do Colégio Sagrado Coração de Jesus – COC – promoveram uma feira para doação de animais, onde foi possível oferecer um lar seguro para 10 peludos. A ação foi realizada por meio da Feira de Ciências do colégio. Parabéns a todos os estudantes, professores e servidores que apoiam esta causa.

.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Filarmônica de Varginha em turnê histórica sáb, 13 de dezembro de 2025
- Trem Ouro Preto/Mariana pode voltar sex, 12 de dezembro de 2025
- Araguari terá novo reajuste nas contas de água e esgoto a partir de 2026 sex, 12 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 12 DE DEZEMBRO sex, 12 de dezembro de 2025
- Jogo do ARAGUARI VÔLEI EVA contra Praia Grande é adiado sex, 12 de dezembro de 2025
- Anabolizantes e aparelhos celulares são apreendidos com grupo de Araguari sex, 12 de dezembro de 2025
- Prefeitura, IMEPAC e Polícia Civil iniciam parceria para proteger jovens dos riscos digitais sex, 12 de dezembro de 2025
- Agora é Lei! Vereador Guilherme Santana tem Lei sancionada: Política Municipal de Prevenção de Quedas entre Pessoas Idosas e tem aprovado Projeto de Lei sobre Conscientização da Psoríase sex, 12 de dezembro de 2025
- RADAR – 12 DE DEZEMBRO sex, 12 de dezembro de 2025
- Motorista morre em capotamento de carreta na BR-050 entre Araguari e Uberlândia sex, 12 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
