Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Dezoito escolas estaduais paralisam atividades em Araguari

sáb, 23 de junho de 2018 05:28

Da Redação

Cesec deixa de funcionar na segunda-feira caso não haja o pagamento dos aposentados

Das dezoito escolas estaduais regulares em Araguari, dezesseis estão paralisadas. Trata-se de manifestação contra a falta de pagamento da categoria. Mesmo com o cumprimento da segunda parte da primeira parcela referente ao salário deste mês, os professores afirmam que não é o suficiente. “Os mil reais prometidos para os aposentados não foram pagos, eles receberam somente R$500. Nossa classe não é formada apenas de servidores ativos, mas de inativos também, então não vamos retornar enquanto toda a categoria não seja paga”*, disse o coordenador geral do Sind-UTE Araguari, José Luís da Costa.

Professores sugerem paralisação até o 5º dia útil do próximo mês

Professores sugerem paralisação até o 5º dia útil do próximo mês

 

Segundo ele, o Centro Estadual de Educação Continuada – Cesec – até ontem, 21, continuava funcionando parcialmente, mas com a promessa de ser a próxima escola paralisada. Caso o pagamento dos inativos não saia até hoje, o colégio também fechará as portas em protesto. As outras escolas que seguem funcionando e não devem paralisar estão ligadas à Segurança Pública: Escola Estadual Padre Eduardo Jordi (do Presídio de Araguari) e Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Araguari – CTPM Araguari.

De acordo com o coordenador, no dia 18 foi depositado apenas R$ 1,5 mil para todos os profissionais da educação. A segunda parcela dos funcionários ativos foi confirmada no dia 19, o que não ocorreu com os inativos. Para alguns professores, o ideal seria que o sindicato mantivesse a paralisação até o quinto dia útil, visto que a proposta definida em congresso era de paralisar a partir do sexto dia útil caso todo o salário não fosse pago integralmente.

Conforme explica o coordenador do sindicato, essa decisão não pode ser tomada regionalmente. “Para definir isso temos que convocar outra Assembleia Geral em Belo Horizonte. Nossas decisões não são tomadas aleatoriamente. Todas são decididas em congresso ou assembleia”.

A segunda parcela do salário, conforme cronograma do governo do Estado, está prevista para segunda-feira, 25.

Colégio Tiradentes

Apesar de ser uma escola pública estadual os servidores do CTPM Araguari não paralisaram as atividades. Segundo o comandante da escola, tenente Ivanir, todos receberam junto com a segurança pública. “É um Colégio Militar, então não fazemos greve. Os professores são todos contratados e receberam pela folha de pagamento da Polícia Militar”, explica.

*Até o fechamento da edição o pagamento dos aposentados não foi cumprido

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: