Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Semana Mundial da Água: ações de conscientização são feitas com estudantes

ter, 20 de março de 2018 05:47

Da Redação

A programação da Semana ocorrerá de 19 a 23 de março

Na próxima quinta-feira, dia 22, é comemorado o Dia Mundial da Água; data em que várias atividades são promovidas a fim de alertar acerca da importância da água e, principalmente, da preservação deste recurso para a sobrevivência.

Semana Mundial da Água faz parte do calendário escolar da Rede Municipal de Ensino

Semana Mundial da Água faz parte do calendário escolar da Rede Municipal de Ensino

 

Em dezembro do ano passado, a Agência Nacional de Águas (ANA), divulgou o relatório apresentando a situação das águas do Brasil no contexto da crise hídrica. De acordo com os dados, cerca de 48 milhões de pessoas foram afetadas por secas ou estiagens no território nacional, entre 2013 e 2016; o ano mais crítico foi 2016, no qual 18 milhões foram afetados por esta escassez hídrica, sendo 84% dos impactos da região Nordeste.

Os fenômenos de cheia – alagamentos, enxurradas e inundações – também causaram impactos para aproximadamente 7,7 milhões de brasileiros, no mesmo período. Estas são apenas algumas informações abordadas no relatório, disponível integralmente no site www.ana.gov.br.

Informações como esta ressaltam a importância de ações voltadas à gestão dos recursos hídricos, a conscientização da escassez, a importância da utilização consciente, entre outras atitudes. Em reflexão sobre o assunto, a secretaria de Educação, por meio do Programa de Educação Ambiental Gira Sol, promove nova edição da Semana Mundial da Água.

Em pronunciamento oficial, divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura, o secretário de Educação, Werley Macedo, ressalta a importância da preservação da água. “É nosso maior bem, por isso devemos preservá-la para que não falte. E o maior legado que podemos deixar às nossas crianças é a consciência de que é cuidando da água que estaremos preservando nossa própria vida”.

Esse ano, as atividades começaram ontem, 19, e seguem até o dia 23; contam com a participação de alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, e algumas são abertas àcomunidade.

As atividades tiveram início com um mutirão de limpeza nas margens do córrego Piçarrão. Com saída programada na secretaria de Educação, alunos do 6º ano do Centro Educacional Municipal CAIC “Doutor Arcino Laureano Santos” participaram do mutirão, que também foi aberto para a comunidade.

Na ocasião, estiveram presentes ossecretários de Educação, de Meio Ambiente, Hamilton Tadeu de Lima Júnior, além do Superintendente Adjunto da SAE, Ageu César Guimarães e o vereador Warley Ferreira de Moraes (PMB).

O evento que acontece na tarde de hoje, dia 20, é a “Corridinha da Água”. A atividade é desenvolvida em frente ao Bosque John Kennedy com apoio da Curadoria de Meio Ambiente do Ministério Público. A expectativa é que aproximadamente 200 estudantes, de todas as escolas da rede municipal de ensino, participem.

As atividades são promovidas em parceria com instituições escolares, 53º Batalhão de Polícia Militar, 2º Batalhão Ferroviário, Superintendência de Água e Esgoto (SAE), Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec) e secretarias de Gabinete, de Serviços Urbanos, de Esporte e de Trânsito.

Programação

Na manhã de quarta-feira, 21, será realizada a “Dança das Águas”, na Casa da Cultura “Abdala Mameri”. Na ocasião, estudantes da rede municipal farão uma competição de apresentações artísticas, concorrendo a medalhas e prêmios. No Dia Mundial da Água, 22, será feita a “Caminhada da Água”, com participação de estudantes da rede municipal, estadual e particular, também aberto à comunidade; a concentração se dará na praça Getúlio Vargas e o encerramento na praça Manoel Bonito.

O encerramento contemplará o lançamento do “Jogo do Gira Sol”, um jogo de tabuleiro confeccionado pela equipe do Programa Ambiental de mesmo nome. Os kits serão distribuídos a todas as escolas a fim de ensinar de maneira lúdica exemplos positivos e negativos em relação aos cuidados com a natureza.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: