Motoristas questionam falta de sinalizações no trânsito
qui, 8 de março de 2018 05:40por Carolina Rodrigues
Vereadores também fizeram requerimentos visando segurança para o tráfego
Recentemente, o município contabilizou dois acidentes fatais – um no bairro Goiás e outro na avenida Batalhão Mauá em sentido para o bairro Goiás – e ocorrências envolvendo motocicletas, o que tem gerado muitos questionamentos a respeito das más condições de sinalização e da responsabilidade dos condutores.

Em algumas vias, não há sinalização vertical e a horizontal se encontra desgastada
Um motorista, que prefere não se identificar, questiona “o que fazer quando, além de não ter sinalização vertical, a sinalização horizontal está em péssima condição? É por isso que as pessoas ‘furam’ o pare, por exemplo; elas simplesmente não estão vendo que no local existe uma parada obrigatória”.
Além da situação crítica em vários pontos da cidade, a professora Maria Rita Rodrigues critica o posicionamento dos condutores. “Muitos motoristas também não se atentam para aos perigos que expõem a si e aos outros. Se eu estou em um local sem sinalização, o mínimo que devo fazer é reduzir a velocidade e redobrar a atenção”.
A jovem Eduarda Barbosa ainda exemplifica a rotatória da avenida Bahia; “um verdadeiro caos, principalmente em horários de pico. Somente as placas de regulamentação não são suficientes;é preciso colocar semáforos, urgentemente”.
Em sessão ordinária da Câmara desta semana, dia 6, vereadores fizeram requerimentos solicitando melhorias para o trânsito, principalmente redutores de velocidade e sinalizações horizontais e verticais.
Ana Lucia Rodrigues Prado (PTB) ressaltou que “a população tem pedido muito a colocação de quebra-molas”. Desta forma, ela solicitou redutores de velocidade em pontos da cidade, entre eles a rua Doutor Ciro Palmerston (Santa Terezinha) e as avenidas Senador Melo Viana e Vereador Geraldo Teodoro Silva.
Na ocasião, o vereador Levi de Almeida Siqueira (MDB) encaminhou ofício solicitando a pintura estratigráfica, instalação de placas de sinalização e redutores de velocidade na rua Brasil Accyolli. Ele cita que o local tem contabilizado elevado número de acidentes; inclusive, a reportagem da Gazeta do Triângulo noticiou um acidente ocorrido no primeiro dia do mês no cruzamento com a rua Olegário Maciel.
O edil Warley Ferreira de Moraes (PMB) sugeriu o estudo para a possível implantação da tecnologia de faixa de pedestre em três dimensões (3D). Ele se refere à iniciativa de dois grafiteiros que pintaram essas faixas, no município de Primavera do Leste (MT), criando uma ilusão de ótica e isso causa a impressão de que a faixa está em alto relevo, o que força os motoristas a reduzirem a velocidade e, consequentemente, o número de acidentes.
“Precisamos avaliar e ver se existe eficiência nessa prestação de serviço e, caso tenha, que seja implementado no município”, afirmou. Em contraponto, o vereador Carlos Antônio de Brito Machado (PSL) parabeniza a proposta, mas ressalta que a ideia está “anos luz” na frente, visto que a secretaria competente está atrasada até mesmo para fazer o necessário para garantir o mínimo de segurança no trânsito.
A reportagem entrou em contato com o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Luiz Antônio Lopes. Ele afirma que o edital para licitação de pintura estratigráfica deve ser publicado até sexta-feira. “A parte da secretaria foi feita. Estive com o chefe do departamento de Licitação e nós estamos trabalhando para que a publicação do edital seja feita essa semana”.
Em relação às placas de sinalização vertical, o secretário pontua que, no momento, estão sendo instaladas as placas referentes ao estacionamento rotativo em frente às clínicas, a pedido do Ministério Público. Outras placas estão sendo confeccionadas aos poucos; “vamos continuar colocando placas em locais mais críticos”, finaliza.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Sigma Lithium anuncia parecer da ANM declarando a segurança de suas pilhas qua, 4 de fevereiro de 2026
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
